Conceito de Subdesenvolvimento

SubdesenvolvimentoEm um sentido mais amplo, o termo subdesenvolvimento se refere à falta de desenvolvimento em qualquer área ou atividade. Embora o uso mais utilizado seja para referir-se à situação do processo de desenvolvimento de determinadas regiões do mundo onde a economia ainda se encontra em uma fase pré- industrial, sendo suas forças produtivas muito pouco aproveitadas para conseguir o desenvolvimento que faça crescer a região.

Isto é, quando uma determinada região ou país diz que pertence ao subdesenvolvimento significa que ele se destaca pelo seu atraso, por não alcançar os valores socioeconómicos e culturais que deveria ter conseguido depois de um período de tempo .

Embora o termo como mencionado acima seja usado para descrever o estado de desenvolvimento de uma nação ou região, também é certo que alguns usem para falar do estágio que atravessam todos os países em seu progresso.

Assim mesmo, é comum entre a maioria das pessoas que quando escutamos pronunciar a palavra subdesenvolvimento pensamos de imediato em pobreza e nos países chamados de Terceiro Mundo por causa desta falta de progresso que revelam.

O conceito subdesenvolvimento não é nada novo, porém sua origem foi encontrada aproximadamente em fins do século XIX, princípios do século XX, na segunda revolução industrial, sendo utilizado quando se registrava em algum país ou região um estancamento no desenvolvimento de seu setor secundário, permanecendo dependente ainda da agricultura, da pesca e do gado.

Assim, seguindo o que em seu momento propôs a escola alemã, considera-se que as causas do subdesenvolvimento estão em várias situações, entre elas: a falta de industrialização, o clima, os conflitos sociais, os movimentos guerrilheiros, as guerras civis, a tirania que apresentam alguns dirigentes políticos, a instabilidade, tanto política como econômica, as pandemias, a fome, a raça, a religião, o colonialismo, as nações ricas.

No entanto, um estado subdesenvolvido se caracteriza por: alto índice de desemprego, de corrupção, de desigualdades econômicas entre os habitantes, pouca contribuição do estado ao desenvolvimento da ciência e da tecnologia, baixa renda per capita, elevada dívida externa, o desenvolvimento tecnológico dependente de um terceiro, dependência cultural, alta taxa de mortalidade infantil, enorme crescimento urbano, entre outros.

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Subdesenvolvimento. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/subdesenvolvimento >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Subdesenvolvimento