Conceito de Suástica

SuasticaA suástica é um dos símbolos mais usados no mundo por sua imagem e representação fácil de ser reconhecida em qualquer cultura ou parte do planeta.

Trata-se basicamente de uma cruz em que seus quatro braços ficam dobrados em ângulo reto, mas que se diferencia do símbolo popular da religião cristã.

Embora se trate de um símbolo quase que exclusivo e associado ao nazismo, o regime político liderado por Adolf Hitler, na Alemanha, entre 1933 e 1945, estava estampado nas bandeiras, nos uniformes dos soldados, entre outros. Vale ressaltar que a história da suástica é extremamente milenar, uma vez que o antigo povo ariano que habitou a Ásia Central há milhares de anos atrás o havia utilizado como símbolo do sol para registrar seu deslocamento no céu.

No entanto, a utilização da suástica por parte dos nazistas não foi algo casual, mas está vinculada a essa relação que o símbolo teve no passado com o povo ariano da qual o nazismo foi herdeiro. Vale recordar que Hitler afirmava que a civilização ariana era uma raça superior às demais cuja sua missão era ter o poder do mundo todo.

Infelizmente em nome dessa crença falaciosa, este regime adotou um sistema de perseguição e castigo a todos aqueles que eram considerados inferiores, entre eles, em especial, o povo judeu que foi obsecado para ser destruído e extinto.

Paradoxalmente, se prestarmos atenção em sua referência literal, sua denominação teve origem na língua sânscrita, swastika, que significa bem-estar, boa fortuna.

E em comunhão com este sentido, assim mesmo esse conceito foi adotado por crenças associadas a estas propostas tais como o budismo, hinduísmo, entre outros.

Consequentemente, tanto nos anos de ocupação nazista que causou terror e tragédia na Europa como nos dias de hoje, a suástica está eminentemente relacionada ao nazismo e passou toda a história como seu maior símbolo por excelência. Assim, sua imagem está associada à violência e é difícil de ser vinculada a questões de bem-estar e harmonia.

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Suástica. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/suastica >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Suástica