Conceito de Spyware

SpywareSpyware é um termo originário do inglês, muito utilizado na Informática e em português pode ser traduzido como programa espião. O spyware está localizado dentro da categoria de malware, também chamado de código maligno ou software malicioso, que é um tipo de software que tem como missão introduzir-se dentro de um computador sem a permissão de seu dono para prejudicá-lo de algum modo.

No entanto, o spyware, como bom malware, se instala clandestinamente dentro do computador de uma pessoa para reunir informações (mensagens, contatos, senha do e-mail, endereço IP, DNS, telefone, pais) sobre as atividades que realiza o proprietário do mesmo; enquanto isso, uma das funções mais comuns que realiza este tipo de software é de coletar informação sobre o computador para depois distribuir entre empresas publicitárias ou outras organizações que possam estar interessadas na informação que existe no computador, embora, também, o spyware tenha um uso mais altruísta, por exemplo, alguns órgãos oficiais empregaram para coletar informação daqueles suspeitos de exercer a pirataria informática.

E outro uso que costuma receber é para enviar aos usuários da Internet para os sites que têm a imagem corporativa de outros com a missão de obter alguma informação importante.

Vale ressaltar que ao usar a conexão da internet para transmitir a informação, o spyware é um importante consumidor de banda larga, portanto, a velocidade de transmissão de dados pode ser seriamente complicada nesse computador como com o restante dos computadores que estão ligados a essa rede.

O spyware pode ser instalado a partir de um vírus, um cavalo de Tróia que se espalha via e-mail, ou fica escondido na instalação de um programa aparentemente inofensivo.

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Spyware. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/spyware >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Spyware