Conceito de Spinning

SpinningA palavra spinning é um anglicismo que provém do verbo to spin, do inglês, que significa girar. O spinning é uma modalidade de exercício que tem como base a bicicleta estática tradicional, mas com tecnologia avançada.

Na academia o na própria casa

O spinning é um sistema de treinamento similar ao ciclismo que se adapta à oferta esportiva das academias e ao próprio lar. Pode ser praticado por atletas apaixonados que desejam manter a forma ou por esportistas de elite como método de sua preparação física, por exemplo, os ciclistas praticam quando o tempo não está bom. Uma das suas principais características é a possível incorporação de música para dinamizar as sessões de spinning.

Este sistema de treinamento se popularizou nos Estados Unidos no fim dos anos 80 e na atualidade se estendeu por todo o mundo. Da mesma forma que o running e outros esportes, o spinning tem seu próprio mundo: vídeos tutoriais, tênis especializados, acessórios diversos, etc.

Reforçando a parte cardiovascular, assim como a zona abdominal, os glúteos e as pernas

Este exercício é eminentemente cardiovascular e favorece a capacidade de resistência. É muito útil para queimar calorias e diminuir peso, além de não ter impacto do corpo junto ao chão evitando possíveis lesões. Do ponto de vista muscular, tonifica os glúteos, as pernas e o abdômen. Devido ao grande consumo de energia, reduz os níveis de estresse e melhora o sono.

As aulas de spinning são dirigidas por um monitor especializado que orienta seus alunos em relação aos exercícios, as posições do corpo, a intensidade na velocidade, o nível de resistência, etc. Não se deve esquecer que algumas bicicletas de spinning proporcionam informação útil aos esportistas, tais como os quilômetros percorridos, a frequência cardíaca, as calorias consumidas, entre outras.

Recomendações para a prática deste esporte

Os monitores insistem na importância de algumas recomendações técnicas, por exemplo, a altura do banco e do guidão, que devem ser adaptadas a cada atleta com o fim de evitar posturas inadequadas e lesões especialmente nas costas. Por outro lado, é aconselhável começar a sessão com um aquecimento progressivo e finalizar com exercícios de alongamento.

Uma sessão de spinning pode ser realizada de várias maneiras: pode ser praticado sozinho, em pares, com ou sem música, ao ar livre e até mesmo com alguns exercícios complementares.

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Spinning. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/spinning >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Spinning