Conceito de Spam

SpamNa Informática, Spam se refere às mensagens que não foram solicitadas, ou seja, são de destinatários desconhecidos que não temos conectado. Embora o principal canal de comunicação destas mensagens seja através dos correios eletrônicos, também se espalhou por outros meios, como por exemplo, através dos telefones celulares. Os principais objetos de ataque dos spams são: grupos de notícias, redes sociais, sites de busca, fóruns, blogs... entre outros.

Geralmente, o spam, também conhecido como lixo eletrônico, apresenta um tipo de conteúdo publicitário e é enviada em grande quantidade, situação que prejudica o receptor.

Como indicamos anteriormente, o e-mail é o lugar onde hoje em dia se abrange a maioria dos spams, usado especialmente para fazer propaganda de produtos e serviços que não possuem uma qualidade comprovada. Viagra, eBay e Rolex são as empresas que mais enviam esses problemas de spam.

Também os blogs, dada sua importância, tornaram-se destino dos spams. O spam consiste em deixar um comentário em um dos posts de trabalho ou entradas, e que na maioria dos casos não tem nada a ver com o assunto exposto, mas que faz links para sites comerciais ou promove algum produto específico.

As modalidades que aplicam os spammers, tal como são chamados os indivíduos ou empresas que enviam spam, são variadas, incluindo: robôs, programas automáticos que percorrem a internet em busca de endereços eletrônicos, os sites que muitas vezes contém dados de seu criador e visitantes, grupos de notícias de usenet, listas de discussões, redes, entre outros.

Uma vez que possui uma exuberante lista de endereços eletrônicos válidos, os spammers utilizam programas que percorrem a lista enviando a mensagem a todos os endereços. Claro que isto envolve um custo mínimo para eles, embora para os destinatários seja uma dor de cabeça, pois consomem grande parte da banda larga. Além disso, muitos spammers têm pequenas imagens incluídas no código HTML que enviam e lhes permitem saber quando o e-mail foi lido.

Diante da constante ameaça representada pelos conteúdos de lixo eletrônico, foram desenvolvidos filtros automáticos antispam, a fim de combatê-los, por exemplo, a pasta de e-mails não desejados que apresentem a maioria dos e-mails, de todas as maneiras, não há nada cem por cento seguros a respeito.

Algumas medidas recomendadas para reduzir a quantidade de spam são: usar uma imagem para o e-mail, alterar o endereço para evitar rastreamentos automáticos e em vez de colocar um link para sua conta, utilizar um endereço e excluí-lo quando as mensagens forem recebidas em excesso.

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Spam. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/spam >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Spam