Conceito de SOS

SOSQuando se pronunciam ou escrevem as seguintes siglas “SOS”, sabemos que há uma chamada de auxilio diante de uma emergência. Simplesmente com um SOS de pede algum tipo de ajuda.

Rigorosamente, o SOS é um sinal de socorro utilizado mundialmente na telegrafia e através do código Morse. Do ponto de vista histórico, estas três letras em maiúscula são utilizadas desde o início do século XX no contexto das comunicações marítima através do rádio e do telégrafo como meios de comunicação.

Inicialmente eram utilizadas as siglas CQD, mesmo que percebido certo desafio

O SOS não foi o primeiro sinal de socorro, já que anteriormente eram usadas as siglas CQD, que significa em inglês “Come Quickly, Distress”, Venham rapidamente, problemas.

A troca da denominação por outra foi obedecida por um motivo especial: SOS era mais fácil de lembrar e tinha mais simplicidade. Apesar de este ser o verdadeiro motivo, existem outras versões sobre seu autêntico significado (como a expressão Save Our Souls, Salvem nossas almas). De qualquer forma, o SOS é uma forma direta e simples de avisar sobre um perigo iminente e trata-se de uma sigla reconhecida internacionalmente.

A divulgação deste sinal nas transmissões marítimas a outras áreas é uma realidade. Na verdade, algumas companhias telefônicas possuem um serviço de recarga SOS. Este serviço permite que o usuário possa enviar uma mensagem ou chamada apesar de não ter crédito suficiente.

Lançar um SOS

Nos meios de comunicação tradicionais e nas novas plataformas tecnológicas aparecem com relativa frequência campanhas solicitando algum tipo de ajuda ou colaboração. Para que o aviso seja impactante do ponto de vista publicitário é lançado um SOS acompanhado do motivo sobre o qual se pede auxilio a cidadania.

Assim, lançar um SOS significa enviar uma chamada de desespero ou emergência. Vamos ver alguns exemplos típicos: um grupo de trabalhadores que se encontra em uma situação dramática; um indivíduo que pretende que conheçam seu problema pessoal; ou um órgão internacional que chama a atenção da população devido a uma catástrofe humanitária. Nas três circunstâncias mencionadas é possível acionar um SOS.

Sem dúvida, este tipo de aviso tem um caráter excepcional e não haveria sentido algum utilizá-lo como estratégia cotidiana de comunicação. Quando se lança um SOS sabemos que é preciso atuar com rapidez e determinação, pois a ajuda solicitada deve estar totalmente justificada.

Foto: iStock - bluecinema

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

SOS. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/sos >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados SOS