Conceito de Sorte

SorteRelacionada em grande parte com a supertição, a sorte pode ser descrita como um pensamento ou uma crença de que as coisas, os eventos acontecem casualmente e não por causas lógicas ou pela ação de si mesmo. Da maneira de como ocorrem esses acontecimentos, podemos falar de boa ou má sorte, podendo aplicar essa propriedade não só a objetos, mas também a lugares, pessoas e animais.

A sorte é apenas uma das muitas maneiras em que a superstição humana está presente na vida cotidiana. Na maioria dos casos, acreditar na presença de boa ou má sorte tem a ver com encontrar uma explicação para os acontecimentos ao nosso redor. Normalmente, essa explicação cai de nossas mãos e, então, nos retira a responsabilidade, bem como a possibilidade de agir. É importante destacar que acreditar na presença de boa sorte pode ser um ato irracional, embora muitos profissionais da psicologia e da saúde afirmam que isso possa ajudar a pessoa a colher uma atitude positiva em suas vidas diárias.

Tradicionalmente, a boa ou má sorte é representada socialmente de diferentes formas e através de diferentes elementos. Dependendo da cultura, uma ferradura, um trevo de quatro folhas, tocar na cabeça careca de um homem ou caminhar sem pisar nas linhas dos ladrilhos de uma rua, podem trazer boa sorte, enquanto um gato preto, atravessar debaixo de uma escada, quebrar um vidro ou derramar sal são geralmente situações que causam má sorte.

Como foi dito anteriormente, a crença de boa ou má sorte pode ser em alguns indivíduos tão marcante que pode ser aplicada a pessoas, situações, lugares ou animais. Estas crenças fazem com que uma pessoa não queira encontrar-se com a outra, não queira ir a certos lugares ou não queira ter certos animais (ou vice-versa), a fim de não ter má sorte. Claramente, estas são todas as atitudes que envolvem certa irracionalidade e buscam explicações simplistas para eventos que o ser humano não pode compreender.

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Sorte. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/sorte >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Sorte