Conceito de Sorologia

Sorologia

Estudo que detecta a presença de anticorpos no sangue

A sorologia é um conceito utilizado especialmente no campo da medicina que se refere a um exame de laboratório efetuado para comprovar a presença de anticorpos no sangue, ou seja, determinar concretamente sua presença. É justamente através da extração de sangue no paciente que, em seguida, sua mostra é analisada para determinar de maneira eficiente a presença ou não de bactérias no organismo.

Como se faz o exame?

O procedimento pode ser feito totalmente pelo sangue ou então pelo soro sanguíneo. Enquanto isso, neste último caso, o sangue é obtido após sua coagulação e centrifugação para eliminar as células de reação.

O exame é realizado como qualquer outro de sangue, a enfermeira coloca uma faixa elástica no braço do paciente e com uma agulha se extrai o sangue de alguma veia do corpo. Em seguida, este sangue é depositado em um frasco esterilizado.

Identificar de maneira conforme infecções e doenças

Este exame é fundamental para saber o modo como o organismo de um paciente pode reagir diante de uma infecção ou se há algum agente patogênico. Caso seja comprovada uma infecção, os agentes patogênicos estimulam a geração de anticorpos e após o exame de sangue poderá ser identificado esses agentes.

Sem dúvidas, hoje em dia, a sorologia se destaca como um excelente e fiel método na hora de detectar doenças infecciosas como o vírus da AIDS, da hepatite, da rubéola, da toxoplasmose, do sarampo, entre outros. E também, de alguma maneira, a sorologia ajuda a prevenir o contágio dessas doenças a pessoas próximas ou do seu entorno.

Um estudo que também previne

Ao detectar que uma pessoa padece de AIDS, a mesma pode começar um tratamento para ajudá-la a reduzir os sintomas e curar a doença, mas também precisa tomar as devidas precauções para evitar o contágio da doença às pessoas mais próximas.

Foto: iStock - choja

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Sorologia. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/sorologia >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Sorologia