Conceito de Sopro

soproO sopro é um som audível no coração ou no caminho dos vasos sanguíneos. É produzido pela passagem do fluxo de sangue irregular através das estruturas do coração. Geralmente um sopro é um sinal de uma doença ou estrutura afetada, no entanto, em crianças, é possível ser um fator funcional que não implica necessariamente em uma doença pela qual são conhecidos como sopros "inocentes".

Os sopros cardíacos ocorrem por dois mecanismos, o primeiro quando o sangue retorna de forma anormal ou patológica a sua cavidade de origem, por exemplo, a insuficiência da válvula localizada entre a aurícula e o ventrículo, que faz com que o último contraia e bloqueie o sangue em vez de passá-lo para a artéria correspondente. O segundo mecanismo ocorre quando há dificuldade no sangue em passar atrás de uma válvula rígida ou estreita ocasionando a Estenose. O sangue é bombeado com maior pressão para que possa atravessar a obstrução ocasionada pelo fluxo irregular dando origem ao sopro.

O tempo que ocorre do ciclo cardíaco, durante a sístole ou a diástole, é possível reconhecer qual é a alteração. Os sopros que ocorrem durante a sístole ou fase de ejeção do sangue do coração podem ser devido à insuficiência da válvula que comunica os átrios aos ventrículos ou estenose ou obstrução da válvula que comunica o ventrículo com a artéria. Os sopros cardíacos que ocorrem durante a fase de enchimento do coração ou na diástole podem ser devido à estenose ou obstrução das válvulas que comunicam os átrios aos ventrículos ou insuficiência das válvulas que comunicam o ventrículo com a artéria. Em doenças como a insuficiência cardíaca com crescimento do coração (cardiomegalia) podem ocorrer vários tipos de sopros.

Os sopros podem aparecer nos vasos sanguíneos especialmente das artérias. Quando há obstrução do fluxo sanguíneo por trombos, estreitamento ou estenose por placas de ateroma característico da arteriosclerose, ou por estreitamento congênito conhecido como Coarctação. O sopro arterial que ocorre com mais frequência é o sopro da artéria carótida, que ocorre pela obstrução secundária à aterosclerose.

Os sopros são evidenciados por meio de um processo denominado auscultação, quando o médico usa um aparelho denominado estetoscópio que permite amplificar o som. Para estabelecer a causa exata é necessário realizar um ultrassom Doppler, isto pode ser feito tanto no coração como nos vasos sanguíneos arteriais ou venosos.

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Sopro. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/sopro >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Sopro