Conceito de Sonambulismo

SonambulismoO descanso é um dos pilares do bem-estar, pois quando uma pessoa não dorme de forma correta se sente cansada física e mentalmente, começa a jornada com a sensação de não ter carregado as pilhas. Existem vários tipos de transtornos vinculados ao descanso e ao sono. Neste artigo vamos analisar o sonambulismo. O sono de uma pessoa possui certos ciclos que variam desde a sonolência moderada até a fase do sono profundo.

Uma pessoa pode sofrer episódios de sonambulismo cuja duração pode variar de poucos minutos até espaços mais prolongados. Durante esses episódios, a pessoa pode caminhar e movimentar-se como se estivesse acordada, mas na verdade a mesma se encontra adormecida. Nesse período, a pessoa poder realizar diversas atividades como mudar a posição dos móveis da casa, entre outras.

Existem vários sintomas que podem mostrar o problema do sonambulismo, por exemplo, a pessoa se mostra muito desorientada e sem noção do que aconteceu após um episódio de sonambulismo, também é possível que a pessoa fale enquanto dorme e diga frases incoerentes que não têm um significado claro. Caso você observe uma pessoa que parece acordada, mas está dormindo, pode ser indício de um sonambulismo.

Um dos riscos do sonambulismo é que durante esse período de desorientação a pessoa pode se machucar em consequência de alguma queda, por exemplo, pode tropeçar em casa ou chocar-se contra a parede.

A maioria das pessoas que sofrem de sonambulismo não recebe um tratamento específico. Entretanto, existem alguns fatores que podem ajudar a melhorar a qualidade do sono:

1. Ter horários de descanso regulares.

2. Vale a pena fazer um passeio diário para reduzir os níveis de estresse e ansiedade.

3. É importante reduzir o cosumo de álcool e até mesmo evitá-lo.

4. É recomendável terminar a jornada do dia fazendo uma rápida janta. Evitar as comidas fortes e abundantes nesta hora da noite. Depois de jantar, esperar pelo menos duas horas antes de dormir para fazer a digestão.

5. Planejar alguns detalhes para o próximo dia, por exemplo, você pode deixar preparada a roupa que vestirá no dia seguinte para ir trabalhar, como também deixar preparado o almoço pela manhã.

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Sonambulismo. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/sonambulismo >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Sonambulismo