Conceito de Sommelier

Sommelier

Sujeito especialista em vinhos que dá assessoria aos consumidores

O conceito sommelier pertence ao idioma francês e denomina o sujeito responsável e especialista pelo serviço de vinhos e licores, ou seja, além dos conhecimentos que tem sobre a variedade de vinhos sabe perfeitamente qual é aquele que melhor se adapta a cada prato ou ao cardápio do dia para sugerir aos clientes.

Em nosso idioma não há uma tradução específica para este conceito, sendo assim sommelier é a palavra empregada para referir-se a esta questão. Entretanto, nos países de língua espanhola existe também o conceito sumiller, mesmo assim não é tão utilizado como o termo sommelier.

Em hotéis, eventos ou restaurantes, os sommeliers estão a serviço dos clientes para degustação e oferecer a melhor escolha de vinhos

Nos hotéis cinco estrelas, nos restaurantes de grande categoria, como também em outros estabelecimentos ou eventos que incluem o vinho em seus cardápios, há sempre um sommelier pronto para atender os clientes em tudo que se refere ao serviço, por exemplo, é ele que serve pessoalmente os clientes e proporciona a degustação de suas propostas.

É lógico que esse trabalho demanda um conhecimento profundo em termos de vinho, assim, o sommelier deve estudar as alternativas do mercado, prová-las e associá-las ao prato adequado. Esta prova feita pelos sommeliers é conhecida popularmente como cata do vinho.

Um trabalho dominado pela objetividade

É importante destacar que este trabalho deve estar desprovido de qualquer tipo de subjetividade, devendo ser o mais objetivo possível, ou seja, não pode estar sujeito a um acordo prévio com a adega ou com o produtor, uma vez que o sommelier deve recomendar o melhor vinho para cada prato sem se importar se o mesmo pertence a uma adega amiga ou não.

A assistência de um sommelier é importantíssima para poder desfrutar cento por cento do vinho e da comida

O vinho é sem dúvida a bebida alcoólica mais consumida em todo mundo, no entanto, sua grande variedade demanda a intervenção de especialistas para aconselhar seus consumidores sobre a melhor alternativa para acompanhar cada prato. Há pratos que não combinam com certos vinhos e vice-versa.

A assistência de um sommelier é importantíssima para poder desfrutar cem por cento do vinho e da comida, assim, ambos se tornam uma associação prazerosa aos seus consumidores.

Foto: iStock, Neyya

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Sommelier