Conceito de Sombreado

SombreadoA palavra sombreado se refere à ação que proporciona sombra ou sombreamento a qualquer tipo de desenho ou pintura. Obviamente, o resultado dessa ação promove o sombreado.

Sendo assim, a pintura e arte plástica são as disciplinas que mais usam o sombreado para dar vida às figuras, caras, objetos, entre outros, que aparecem na pintura ou no desenho com um efeito de sombra. No entanto, a sombra é caracterizada por ser uma área que prima pela escuridão e interrompe ou obstrui a luz.

Retomando ao uso habitual do termo, podemos dizer que o sombreado é uma prática muito utilizada pelos artistas em suas produções no mundo da arte plástica. É utilizado basicamente para criar sombra, um espaço escuro e representar de maneira contundente a luz e a escuridão de algo em um desenho, além de dar textura à figura ou imagem.

Essa prática envolve muitas técnicas e podem ser feitas através de lápis e gizes. O sombreado tracejado cruzado e o sombreado esfumaçado são as duas alternativas mais utilizadas.

O primeiro consiste em realizar linhas no sentido diagonal que se sobressaiam, no entanto, se deseja dar claridade deve deixar um pouco de espaço entre as linhas mencionadas. Por outro lado, o sombreado esfumaçado é usado por artistas que usam apenas o lápis para escurecer a área desejada.

Vale destacar que as novas tecnologias também utilizam a técnica do sombreado e, por isso, existem aplicações e programas informáticos que realizam essa técnica, entre eles o popular programa do Photoshop.

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Sombreado. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/sombreado >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Sombreado