Conceito de Somático

SomaticoO termo somático é um adjetivo de tipo qualificativo que se refere às doenças ou sensações que são meramente físicas e que se expressam de maneira clara e visível em alguma parte do organismo. A ideia de somático provém do conceito de soma, que representa o conjunto total das células ou partes que formam um corpo ou organismo vivo. Assim, quando algo é somático significa que se relaciona diretamente com o corpo ou o organismo.

A noção de somático se refere às expressões corporais ou orgânicas que aparecem de maneira evidente ou não. As marcas somáticas são entendidas com um dos modos que tem o corpo para mostrar o estado anímico ou emocional quando o indivíduo não expressa seus sentimentos e sensações de maneira racional. Isto quer dizer que quando uma pessoa está estressada, angustiada, preocupada, feliz ou cansada, entre outras sensações que não pode demonstrar conscientemente, mas que o corpo se encarrega de deixar claro através dessas marcas somáticas ou corporais.

As marcas somáticas dependem obviamente de cada pessoa e das doenças comuns apresentadas. Entretanto, em geral o somático sempre se faz presente com maior frequência, por exemplo, em relação à pele, dores musculares ou de coluna (de sua posição incorreta), à queda de cabelos, a fatiga ou estresse, à falta de apetite, às feridas, lesões bucais, etc. Todas estas marcas somáticas podem aparecer de modo imediato ou depois de um tempo que a pessoa estiver sofrendo ou queixando-se.
Em alguns casos, as marcas somáticas podem tornar-se crônicas e é assim que a pessoa tende a reconhecê-las: quando aparecem bolhas na pele ou quando caem muito os cabelos, isto acontece por alguma razão emocional ou psíquica que a pessoa não pode lidar de maneira consciente.

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Somático. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/somatico >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Somático