Conceito de Solo Agrícola

Solo-AgricolaO conceito de solo agrícola também chamado de terra agrícola é utilizado na área da produtividade para referir-se a um determinado tipo de solo que está apto para todo tipo de cultivo e plantações, ou seja, para a atividade agrícola ou agricultura. O solo agrícola deve ser, em primeiro lugar, um solo fértil que permita o crescimento e desenvolvimento de diferentes tipos de cultivo para que sejam colhidos e utilizados pelo homem, de modo que seus componentes também devem estar aptos para o ser humano.

Quando se trata de solo agrícola estamos falando sobre um tipo especial de solo que deve ter alguns elementos que fazem dele terras aptas para o cultivo. Além de ser um solo fértil, com uma importante composição húmus (ou seção orgânica do solo), o solo agrícola deve ter nutrientes importantes, tais como os nitratos, amônio, fósforo, potássio, sulfato, magnésio, cálcio, sódio, cloreto e outros, tais como ferro, cobre manganês, embora estes últimos em menor proporção. Todos esses nutrientes podem ser reforçados e adicionados artificialmente através de fertilizantes que são aplicados nas áreas que mais necessitam. É importante que os fertilizantes utilizados não sejam prejudiciais nem tóxicos, porque assim, esses tóxicos irão para os alimentos cultivados.

Outros elementos que também devem ser controlados para considerar um solo como aptos para a agricultura são, por exemplo, o ph do solo, sua textura e sua condutividade energética. Estes três, nos parâmetros normais contribuirão para que aqueles cultivos cresçam mais efetivamente e sejam de melhor qualidade, podendo ser consumidos pelo ser humano sem nenhum tipo de problema e convertendo-se em produtos de alta duração e resistência às possíveis inclemências do tempo ou de outros fatores externos.

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Solo Agrícola. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/solo-agricola >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Solo Agrícola