Conceito » Solidariedade

Conceito de Solidariedade




SolidariedadeO termo solidariedade é conhecido como aquele sentimento ou também considerado por muitos um valor, em que as pessoas se sentem e reconhecem unidas, além de compartilhar as mesmas obrigações, interesses e ideais, compondo assim um dos pilares fundamentais sobre a ética moderna.

A instância da Sociologia, o termo solidariedade goza de uma especial participação num determinado contexto, como dizemos, um sentimento que representa a unidade dos laços sociais que unem aos membros de uma determinada sociedade.

Devido à importância que este termo apresenta dentro da sociologia, pois é o pilar que qualquer sociedade que queira crescer e desenvolver-se em harmonia e paz precisa e deve observar para alcançar tal estado; é que alguns sociólogos de renome como é o caso de Emile Durkheim, que tem se encarregado muito de abordá-lo. Conforme Durkheim existem dois tipos de solidariedades, a orgânica por um lado e a mecânica por outro.

A Solidariedade Orgânica geralmente ocorre com mais frequência dentro das sociedades desenvolvidas e envolve forte especialização que realizará cada um dos membros individuais que a integra, e que por sua vez origina uma interdependência marcante que será a base da coesão e solidariedade do grupo de pessoas com sua sociedade. Desta forma, cada indivíduo tem uma parte dos conhecimentos e recursos em geral, causando uma dependência entre todos.
A Solidariedade Orgânica é uma clara consequência da divisão de trabalho e da diferenciação das funções.

Por outro lado, a Solidariedade Mecânica ocorre com muito mais frequência e presença nos países pouco desenvolvidos, pois a mesma se caracteriza pela total competência de cada indivíduo na maioria dos trabalhos, dando apenas uma mínima diferenciação em razão de idade e gênero. Neste tipo de sociedade todos sabem o que tem que fazer para sobreviver, não há uma necessidade do outro, e de modo claro, se desaparece um pouco isso de solidariedade, de tender o laço ao outro.

>> Próximo - Que Conceito >>