Conceito » Sol

Conceito de Sol




O Sol é a estrela em torno do qual a Terra se move. Sua energia é explicada pelos fenômenos de fusão que ocorrem nele, nos quais se forma o hélio a partir de átomos de hidrogênio. A sua formação remonta há mais ou menos 4,5 bilhões de anos, a partir de gás e poeira, e espera-se que mantenha sua atual aparência por outros 4,5 bilhões de anos. Após este tempo, aumentara o seu brilho e diminuirá sua temperatura, convertendo-se numa gigante bola vermelha de tal forma que seu tamanho vai consumir Mercúrio e Vênus. Finalmente, vai se tornar uma anã branca que perdera seu calor lentamente.

Como a terra, o sol exibe um achatamento em seus pólos devido o movimento de rotação. A astrofísica se dedicou ao trabalho de analisar como se formou o sol, chegando a desenvolver um modelo com uma capacidade de explicação suficiente para compreender os diversos fenômenos observados. Assim, segundo este modelo, o sol se formaria pelo vento solar, a coroa solar, a cromosfera, a fotosfera, a zona convectiva, a zona radiante e, finalmente, o núcleo.

Galileu Galilei foi um dos primeiros que se dedicaram a observar a atividade solar, sendo capaz de quantificar a rotação solar e conseguindo observar as manchas solares. Atualmente, este estudo detalhado permanece nas mãos dos cientistas que trabalham com dados de observatórios terrestres e espaciais.

O desenvolvimento da vida no planeta Terra se deve em grande parte à fonte de energia que representa o sol. Assim, as plantas utilizam a energia solar para o processo que transforma matéria inorgânica em matéria orgânica, podendo desta forma crescer e a partir deste ponto servir como uma fonte de energia para os animais que as consomem, continuando a cadeia da vida.

>> Próximo - Que Conceito >>