Conceito de Software Educativo

Software-EducativoO software educativo deve ser entendido como um programa projetado com a finalidade de fornecer algum tipo de ensino aos usuários. O mesmo se encontra associado ao campo da educação formal, mas também podem existir outros tipos de programa destinados a uma educação mais informal.

O software educativo é uma derivação óbvia da importância que a informática foi desenvolvendo com o passar do tempo. Certamente, envolve uma grande quantidade de possibilidades de melhora para os alunos, embora haja muitas questões que não podem ser respondidas. No entanto, pode-se dizer que com este agregado à educação tradicional, este tipo de ferramenta tem se mostrado cada vez mais eficaz.

A relevância da informática

A informática, nas últimas décadas, deixou de ser uma ferramenta dedicada exclusivamente a setores específicos e passou a fazer parte de nossas vidas. Como consequência desta circunstância, novos programas foram aparecendo e servem para muitas tarefas que antes estavam associadas apenas à presença de uma pessoa. Uma destas orientações é a que se refere à educação, na verdade, o software educativo orienta o usuário a um processo de adquirir habilidades de maneira gradativa, fazendo com que haja uma interação dirigida ao proveito intelectual.

Vantagens que proporciona um Software Educativo

Existem duas vantagens que se relacionam a um software educativo. Uma delas é o fato de poder reduzir significativamente o número de pessoas dedicadas ao ensino, fato que nos remete a um aumento da eficiência neste aspecto. Por outro lado, o software educativo simplifica muito o espaço físico e o capital necessário para seguir adiante com o processo educativo.

Neste sentido, vamos pensar, por exemplo, hoje um banco de dados pode salvar a informação que antes só era possível armazenar em uma biblioteca, assim, um programa com estas características pode atender um aluno a qualquer momento do dia, através de muita informação e a um custo mais reduzido.

Um novo mundo de possibilidades

Como podemos ver, o software educativo traz uma solução a mais no que diz respeito ao processo de formar um indivíduo. Estas possibilidades se consolidaram ao longo do tempo e seguramente seguirão por este caminho no futuro. Na verdade, a interação, a grande quantidade de dados e a conexão que hoje possibilita a informática tornam possível um ensino de grandes potencialidades, neste sentido, o software educativo se torna uma ferramenta fundamental no assunto.

Foto: iStock, Mikolette

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Software Educativo