Conceito de Software

SoftwareSoftware é um termo que provém do idioma inglês e significa literalmente brando ou suave. Refere-se ao tipo de equipamento lógico ou suporte lógico. Compreende o conjunto dos componentes lógicos que são necessários para realizar um trabalho especial, ao contrário dos componentes físicos do sistema informático e que são denominados hardware.

Estes componentes lógicos, os software, incluem aplicações informáticas como, por exemplo, um processador de textos, que permite ao usuário da aplicação realizar tarefas relacionadas com a edição de textos vários. O software de um sistema como pode ser o sistema operativo, faz com que o resto dos programas possa funcionar de maneira adequada e facilita a interação com os componentes físicos do sistema e as demais aplicações que também provê uma interface para o usuário.

Software é um conjunto de programas de computador, que realiza procedimentos, dotado de regras, documentos e dados associados que fazem parte das operações do Sistema de Computação das Nações Unidas.

O software de um sistema é o que permite que um usuário utilize o meio físico oferecido pelas máquinas, para poder atuar com a mesma de forma interativa. Um software inclui um sistema operativo, como por exemplo, o sistema operativo mais conhecido do planeta, o Windows. Um software está presente num servidor (computador central que presta serviço a outros computadores de menor porte), um sistema de janelas que é um tipo de sistema que permite ao usuário trabalhar simultaneamente vários tipos de programas.

Um software de programação permite a um programador, através de linguagens específicas de programação de computadores, desenvolver os programas de aplicação. Para poder definir um software de aplicação, deve-se dizer que é o que é utilizado pelos usuários para contar com os dois mencionados anteriormente, para aplicações particulares.

Um software integrado é aquele que está formado por um pacote de aplicações que podem compartilhar dados, ou pelo menos intercomunicar suas informações.

Já um software livre é aquele que dá ampla liberdade aos usuários para estudar, modificar, copiar, adaptar e também melhorar os programas. Isso não quer dizer que são distribuídos de forma gratuita.

Um software é um serviço e como tal pode ser exportado. Os países do chamado primeiro mundo utilizam os serviços dos programadores dos países emergentes para abaratar o custo deste serviço.

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Software. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/software >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Software