Conceito de Sofrimento

SofrimentoConsidera-se sofrimento a toda sensação que causa dor, incômodo, mal-estar ou infelicidade à pessoa. O sofrimento é uma sensação ligada diretamente ao físico, embora no caso do ser humano possa racionalizar e vincular com os estados de ânimo ou problemas emocionais. Neste sentido, podemos dizer que o sofrimento é algo que surge em alguma região do organismo e que para tornar-se, ou seja, para causar incômodo ou dor à pessoa ou animal, deve ser reconhecida no cérebro, órgão onde estão os transmissores de dor ou mal-estar. É importante destacar que o sofrimento pode ser experimentado tanto por seres humanos como por animais, embora estes últimos não possam fazer algo consciente e isto tem a ver justamente com o fato de que o sofrimento tem uma origem física.

No caso dos seres humanos, de todas as maneiras, o sofrimento é um fenômeno muito complexo, que não está ligado apenas às sensações que o organismo pode reconhecer de mal-estar ou dor, mas também com os elementos emocionais, psicológicos e sociais, que podem ser a causa do desconforto físico. Assim, situações de medo, ansiedade, depressão, frustração, ira ou raiva são todas situações que podem alterar nossa psique em maior ou menor grau e estar presente na forma de dores no corpo, fadiga, depressão, etc.

O sofrimento é um fenômeno muito amplo e ao mesmo tempo muito complexo que não pode ser definido e compreendido apenas em termos médicos. Neste sentido, apesar de existirem medicamentos e soluções que podem ser aplicados para resolver os problemas que envolvem um sofrimento (tais como antidepressivos, antibióticos perante qualquer dor, redutores de febre, gripe, etc.), Muitas vezes a sensação de desconforto pode seguir presente na consciência ou psique do indivíduo. Mesmo quando as condições físicas melhoraram. É por isso que o sofrimento pode ter soluções, mas em muitos casos pode exigir processos muito extensos de cura e de cicatrização.

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Sofrimento. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/sofrimento >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Sofrimento