Conceito de Sociopata

SociopataO comportamento humano é complexo, de fato, existem pessoas que tem um comportamento imprevisível. Além das regras gerais sempre há exceções. Neste artigo, vamos analisar um transtorno de personalidade conhecido como uma desordem da personalidade antissocial, ou seja, um sociopata. Os sociopatas são pessoas com dificuldades em suas relações pessoais, do ponto de vista emocional, são pessoas que transmitem grande distância no trato, na verdade, não transmitem empatia.

Além disso, são pessoas que não demonstram sentimento de culpa ou arrependimento após cometer alguma ação não sociável. Entretanto, estas características não são percebidas num simples olhar, uma vez que um sociopata pode fingir sua verdadeira forma de pensar e sentir. Desta forma, em termos sociais, se mostra como uma pessoa simpática e agradável. São pessoas com alto conceito de si mesmas, são apaixonadas por si próprias e se consideram melhores do que os outros.

Por serem pessoas com sentimento de superioridade, costumam ter dificuldades para assumir o papel de autoridade, se sentem incômodas diante da ideia de ter que obedecer a uma ordem superior. São pessoas com relativa facilidade em conseguir aquilo que querem porque em consequência de suas atitudes podem manipular e chantagear emocionalmente alguém como meio de convicção. Definitivamente, ao viver em sociedade e ter relações sociais no trabalho, por exemplo, o sociopata tem dificuldades de empatia e para seguir as normas do que foi realmente estabelecido, ou seja, das normas sociais.

Existem condutas que podem ser um sinal de alarme deste possível problema: o isolamento social e a falta de contato. Evidentemente, todo ser humano precisa de momentos de solidão para estar só consigo mesmo. Entretanto, a busca pela solidão se torna um alarme de que está vivendo em alta intensidade.

O sociopata pode ser uma pessoa que transmite uma imagem de mistério, no entanto, em consequência de sua aparente nitidez não se deixa conhecer com naturalidade. Pessoas solitárias tem um ponto narcisista, ou seja, altos níveis de ego. As relações pessoais se tornam uma carga a mais e uma obrigação do que um verdadeiro prazer pessoal.

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Sociopata. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/sociopata >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Sociopata