Conceito » Sociologia

Conceito de Sociologia




SociologiaA sociologia, ao contrário de que muitos possam pensar não é um ramo novo da ciência. Ao redor do século XIX, com a necessidade de maior conhecimento sobre os aspectos social e a sociedade como um todo, inicia-se uma busca neste sentido e se encontra já na Grécia Antigo onde o mesmo desejo fazia parte das vontades dos estudiosos em entender a sociedade da época.

Platão e Aristóteles também já davam os primeiros passos e iniciaram trabalhos de reflexão sobre o entendimento da sociedade que os rodeava e já faziam uma ideia geral sobre vários aspectos da sociologia. Esta preocupação em entender a sociedade derivou nesse campo da ciência muito difundido nos dias atuais por especialistas no assunto e é uma ciência que tenta explicar o comportamento dos seres humanos.

Para uma definição mais apropriada para este estudo, sociologia é uma ciência que estuda os grupos sociais, ou seja, o conjunto de indivíduos que vivem juntos em diferentes comunidades. O intuito de esta ciência é analisar internamente como se organizam as sociedades, as relações entre seus membros e com o meio (ou sistema) no qual vivem e a coexistência numa estrutura social.

A sociologia também estuda os padrões da sociedade e os fatos que implicam uma investigação e uma reflexão sobre o sistema; fatores como: o nível salarial das mulheres em comparação com o dos homens, fatores sociais que impulsionam o consumo, costumes dos seres humanos com relação às atividades sociais, etc.

A sociologia não oferece resultados aos problemas da sociedade, sua função é mostrar os fatos tais e como eles são na realidade fazendo com que a sociedade reflexione sobre eles e possam tomar as decisões para o melhoramento da mesma; é uma ferramenta de investigação.

O filósofo francês Auguste Comte, aparece nos anais da história como o primeiro que utilizou o termo sociologia no ano de 1838, num curso chamado Filosofia Positiva. Karl Marx e Max Weber iniciaram outros estudos que derivaram numa corrente ligada à sociologia incrementando mais importância ao termo.

Nos dias atais a importância da sociologia se faz notar em todos os campos da sociedade e os estudos neste sentido são cada vez mais especializados e completos.

>> Próximo - Que Conceito >>