Conceito » Sociologia

Conceito de Sociologia




Sociologia é a ciência que pesquisa as manifestações que integram o Processo Social. A sociologia educativa estuda o Processo Sócio- Educativo. O brasileiro vive numa sociedade, que é dividida em classes sociais. Mal nasce, o brasileiro já se torna um alvo da Sociologia. Os cadernos sociológicos documentam o comportamento humano. Os alunos aprendem a registrar todos os eventos sociais.

O universo da Sociologia é amplo e irrestrito. As Fundações contratam as pesquisas sociológicas. Os portais da Internet divulgam os últimos resultados. A Sociedade é um grupo de seres humanos unidos por alguma coisa. O mundo se compõe de várias sociedades que interagem. Os conceitos sociológicos podem ser abstratos, surgindo das manifestações. A antropologia estuda o homem dentro da Sociedade. O educador forma o indivíduo para a Ação Social. O filósofo forma o indivíduo como Pensador Social Positivista. A Psicologia proporciona uma formação integrada e geralmente analítica. Os departamentos identificam os ramos da Sociologia. As Sociedades humanas podem evoluir, conforme alguns estudos. As Universidades Federais são os grandes pólos da Sociologia. Elas publicam revistas com monografias e programas. Geralmente promovem grandes debates.

A Sociologia utiliza uma metodologia científica, fundada em critérios lógicos. O sociólogo coordena uma série de atividades comunitárias, sendo orientado por um Mestre. O pão de cada dia é a vida social das instituições. A Universidade engloba vários grupos sociais, que depois se separam. “ Carlos é um indivíduo social, programado para conviver.” . As revistas publicam as transformações da Sociedade. As páginas mostram conflitos e guerras, focando nas suas vítimas. Os filmes mostram sociedades estagnadas em novas utopias. O clássico ufanismo sociológico, programado pelos canalhas.

No século XIX nasciam as primeiras teorias sociológicas e os programas acadêmicos. Apenas poucos tinham acesso aos Diários de Sociologia. As livrarias faziam seus lançamentos. As informações ainda eram limitadas e o cenário era depressivo. Ensinavam apenas o básico, por causa das distâncias. O currículo foi mudando e os especialistas foram surgindo. A Sociedade crescia e as revistas vendiam muito. Os laboratórios estavam lotados de programadores. Os economistas provocavam os sociólogos licenciados. A Justiça apresentava o Direito Novo, propondo uma revolução nas Fundações. Os programadores ignoraram tudo, inclusive as enciclopédias. Angola era o paraíso.

>> Próximo - Que Conceito >>


Este artigo vale a pena? Por favor nos ajude a divulga-lo curtindo ou compartilhando :)