Conceito de Sociolinguística

O estudo da sociedade é realizado através de vários pontos de vista. Um dos possíveis é a sociolinguística, que analisa o uso da língua a partir do ponto de vista social como um meio de comunicação essencial. A linguagem é fundamental do ponto de vista humano até o ponto de uma pessoa não comunicar-se apenas através de palavras, mas também através da comunicação não verbal. A sociolinguística estuda os fatores da língua e expressa outro tipo de fator social como plano econômico, a posição social que ocupa uma pessoa, o gênero, o nível educativo, os valores recebidos pelos pais, o status, a profissão que exerce, entre outros.

A partir deste ponto de vista, a sociolinguística analisa também o plano da comunicação humana através do ambiente que está inserido, já que a língua apresenta variações concretas.

Deste modo, deve-se levar em conta que a língua está longe de ser um fator abstrato; ela tem influência direta na causa e efeito de várias áreas da vida de uma pessoa. Esta disciplina possui uma versão teórica como também prática. O estudo da sociolinguística estuda a pessoa em si como também seu ambiente externo.

O uso da língua está tão ligado ao ser humano que a sociolinguística, como ciência focada no estudo da língua, também oferece um conhecimento específico sobre o ser humano. A influência da sociedade na linguagem é muito elevada. Ela se refere às normas culturais de cada idioma, às expectativas e ao contexto interagido por seus falantes de forma constante. Também, deve-se levar em conta a procedência do sujeito como fator de influência. Por exemplo, não é o mesmo uma pessoa que nasce numa cidade pequena do que aquela que nasce numa cidade grande. Outro fator que também tem influência é a religião da pessoa. Desta maneira, são analisados os costumes da comunicação do falante como ser humano integrado à sociedade que está inserido.

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Sociolinguística. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/sociolinguistica >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Sociolinguística