Conceito » Sociocultural

Conceito de Sociocultural




SocioculturalO termo sociocultural é utilizado para referir-se a qualquer processo ou fenômeno relacionado com os aspectos sociais e culturais de uma comunidade ou sociedade. Desta forma, um elemento sociocultural tem a ver exclusivamente com as realizações humanas que podem servir tanto para organizar a vida comunitária como para dar-lhe significado.

Quando se aplica o adjetivo de sociocultural a algum fenômeno ou processo se faz referência a uma realidade construída pelo homem que tem a ver com a interação das pessoas entre si, com o meio ambiente e com outras sociedades. Neste sentido, os avanços ou criações socioculturais do homem desde os primeiros dias de sua existência podem ser as diferentes formas de organização e hierarquia social, as diversas expressões artísticas, a criação de instituições que tiveram como objetivo organizar a vida em comunidade, a instauração de regras morais de comportamento, o desenvolvimento das religiões e estruturas de pensamento, a criação de sistemas educativos, etc.

O termo sociocultural se relaciona na maioria das vezes na atualidade com diversos produtos culturais e intelectuais. Para levar adiante um estudo sociocultural, o homem pode recorrer a inúmeras ciências tais como a sociologia, a antropologia, a história, a linguística, a educação, a arqueologia, a política, a pedagogia, a comunicação, a semiologia, a filosofia e até a psicologia. Todas estas ciências tratam do desempenho do ser humano em um tempo e espaço, dados que fazem que seus resultados sejam completamente específicos e únicos, devendo ser analisados pelas condições ou especificações de determinada situação.

Os estudos culturais estão sempre envolvidos com conceitos e termos tais como a ideologia, comunicação, etnias, classes sociais, estruturas de pensamento, gênero, nacionalidade, meios de produção e muitos outros que servem para compreender os elementos únicos de cada comunidade, sociedade e etnia.

>> Próximo - Que Conceito >>