Conceito de Sociedade Civil

Sociedade-CivilSociedade Civil é um conceito que pertence especialmente a um contexto da ciência política e refere-se a todos os indivíduos com título de cidadãos de uma determinada sociedade que age de forma coletiva com objetivo de tomar decisões no que diz respeito à esfera pública, por fora de qualquer tipo de estrutura governamental.

Segundo, um intenso observador da realidade social e política, sem a existência deste tipo de sociedade será praticamente inviável a forma democrática de governo, a sociedade civil é inerente e indispensável para que haja e se mantenha a democracia.

Por outro lado, a sociedade civil é formada de dois elementos principais. Por um lado, o conjunto de instituições que manifestam e defendem os direitos sociais, políticos e individuais, e que são os únicos que exercem a função de proporcionar a livre associação e permitir a sua defesa caso necessite, seja do estado, do mercado, enfim, a todos que dela precisam.

E o outro elemento constitutivo é o conjunto dos movimentos sociais que constantemente estão planejando e propondo valores, demandas e direitos, e exercem, além disso, uma função de controlar o cumprimento de todos os direitos outorgados.

As organizações não governamentais, mais conhecidas mundialmente como Ongs, as organizações não lucrativas (ONL), os clubes ou qualquer outro tipo de associação esportiva, grupos religiosos, sindicatos, colégios profissionais e as organizações de bairro, são algumas das sociedades civis mais reconhecidas mundialmente que podemos contar e também comparecer em caso de necessitar de ajuda, sua orientação para resolver, por exemplo, algum litígio com o Estado ou com qualquer outro ato social.

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Sociedade Civil. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/sociedade-civil >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Sociedade Civil