Conceito de Sociedade

SociedadeA sociedade é um conjunto de indivíduos que vivem sob normas e leis iguais para todos. Uma sociedade tem suas subculturas e subgrupos, porém todos os indivíduos que englobam uma sociedade caminham em direção a um fim comum, e em alguns casos, existem notas discordantes no meio de alguns indivíduos que podem não seguir essas normas.

A sociedade é um termo que sugere complexidade, suscetível de referir-se a realidades que podem ser distintas, e capaz de receber enfoques que podem ser contrapostos, dependendo do ponto de vista adotado e dos elementos que possam incluir.

De modo geral o termo sociedade pode ser definido como todo tipo de associação ou grupo formado por seres vivos, aos que unem algumas semelhanças ou coincidências em sua constituição ou até mesmo em suas atividades e de acordo com a diversidade de seu objeto, pode fazer referência a seres humanos, animais ou plantas; pela diversidade de atividade pode ter nominação de sociedade natural, sociedade laboral ou sociedade mercantil.

Etimologicamente, o termo sociedade provém do latim “socius”, que por sua vez é derivado de uma raiz indo-europeia que significa “seguir” ou “acompanhar”.
Sociedade é um sistema ou conjunto de relações que são estabelecidas entre os indivíduos e grupos com o fim de construir certo tipo de coletividade, estruturada em campos definidos de atuação nos que se regulam os processos de associação, adaptação, participação, comportamento, burocracia, conflito, autoridade, etc.
Este conceito de sociedade foi utilizado nas ciências sociais de todas as épocas da história com o significado e fundamentação diferente, por exemplo, na Roma antiga se utilizava o conceito de sociedade para definir um grupo constituído por decisão voluntária com finalidade compartilhada.

A sociedade nem termos econômicos é uma entidade criada por lei, facultada para adquirir ativos, incorrer em obrigações e prestar-se a determinadas atividades relativas à economia. É formada por dois ou mais sócios que adquirem diferentes graus de responsabilidade diante de terceiros dependendo da forma jurídica de que é revestida a entidade. É um conjunto ou grupo de indivíduos inter-relacionados com um determinado fim; seja político, religioso, esportivo, acadêmico, etc.

Também se pode definir sociedade como uma reunião de pessoas, famílias ou nações. Seres humanos e animais que vivem submetidos a leis que são comuns a todos.

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Sociedade. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/sociedade-2 >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Sociedade