Conceito » Sociedade

Conceito de Sociedade




Sociedade, em sentido amplo, é uma coleção de indivíduos, povos, nações, etc. Estritamente falando, quando se fala de sociedade, refere-se a um grupo de pessoas que têm a mesma cultura e tradições, e estão localizados no espaço e no tempo. Todo homem está imerso na sociedade circundante, o que influencia a sua formação como pessoa. Este conceito se aplica não apenas à raça humana, uma vez que também são sociedades, aquelas conformadas pelos animais, como as formigas.

Legalmente, a sociedade é um acordo entre duas ou mais pessoas, com regras, direitos e obrigações na proporção de todos os seus membros, a mesma, organizadas por seus membros surge para fins econômicos.

A sociedade humana surgiu como uma solução para atender as necessidades do homem, através da ajuda mútua é por isso que, através da sociedade, o homem pode ser educado, arranjar emprego, e criar uma família, incluindo milhares de possibilidades. Mas esta não é a única finalidade da sociedade, como também serve de quadro para a organização e os benefícios da relação entre os indivíduos.

Antigamente, nos tempos pré-históricos, a sociedade foi organizada hierarquicamente e a mobilidade social era inconcebível, isto é, que se uma pessoa era nascida em uma posição muito baixa da sociedade, mudar de faixa social, ou o progresso, era negado. Mais tarde, os gregos, em Atenas, começaram a deixar de utilizar este absolutismo, dando origem ao conceito de democracia, uma democracia em que apenas aqueles considerados como cidadãos atenienses tinham participação.

Foi com a Revolução Francesa, que a mobilidade social foi um fato, e agora as pessoas podem ascender (e descender) socialmente, visto isso como uma coisa cotidiana. Esta revolução fez surgir novas formas de organização, tais como o comunismo, onde o estado tem grande intervenção ou o anarquismo, aonde o Estado não existe, e as pessoas são totalmente livres.

Atualmente, a maioria das sociedades do mundo, são os capitalistas, e a mobilidade para cima ou para baixo da sociedade é afetada pela quantidade de dinheiro que está disponível, e, dentro destas sociedades há muitos marginalizados, aqueles sem dinheiro, e com falta de recursos (educacional, social, etc.) para obtê-lo.

>> Próximo - Que Conceito >>