Conceito de Socialização

SocializacaoA socialização é o processo pelo qual as pessoas apreendem e internalizam as normas e valores que prevalecem na sociedade em que vivem e fazem o mesmo na cultura específica que detém. O sucesso que a pessoa conseguir neste processo será determinante na hora de desempenhar-se com sucesso dentro da sociedade que pertence, porque será esta aprendizagem de normas e valores que lhe permitem obter as habilidades necessárias para chegar ao êxito. Também, podemos entender a socialização como o processo de conscientização realizado por um indivíduo sobre a estrutura social que está inserida.

A socialização, também conhecida como sociabilização, é viável graças à ação dos chamados agentes sociais, que são nada menos que instituições representativas e indivíduos que possuem capacidade especial para transmitir elementos culturais apropriados. Entre esses agentes socializadores se destacam em primeiro lugar a família e a escola, embora, não sejam os únicos, mas os que têm responsabilidade de exercer a socialização.

Estudiosos da área acreditam que existem dois tipos de socialização: primária e secundária. Na primária, a criança adquire as primeiras orientações e habilidades intelectuais e sociais, e com isso podemos dizer que a família costuma desempenhar um papel importante neste processo. Na secundária é realizada quando determinadas instituições específicas como a escola e o exército dão a um indivíduo certas habilidades específicas que somente eles podem fazer em sua formação e tarefa especial.

De acordo com a tendência e a escola responsável podemos encontrar diferentes pontos de vista sobre este processo social.

Por exemplo, o psicólogo austríaco, também considerado como o pai da psicanálise, Sigmund Freud, considera a socialização desde o ponto de vista do conflito e a define como o processo através do qual os indivíduos aprendem a conter seus instintos antissociais.

Por outro lado, o psicólogo suíço Jean Piaget tomou como ponto de partida o egocentrismo, segundo ele, é um dos aspectos fundamentais da condição humana que podem ser controlados através dos mecanismos que aplica a socialização.

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Socialização. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/socializacao >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Socialização