Conceito » Socialismo

Conceito de Socialismo




É uma ideologia política, com consequências para o desenvolvimento social e econômico, que surge como uma reação ao modelo econômico e político do capitalismo e do liberalismo da Revolução Francesa, que colocou o dinheiro, como o fator econômico mais importante, em comparação com as necessidades dos trabalhadores, gerando uma desigualdade social enorme.
Diante da defesa da propriedade privada capitalista, o socialismo afirma a necessidade de intervenção estatal na economia para distribuir a propriedade dos bens de acordo com as necessidades de cada um, a evoluir para a propriedade coletiva dos meios de produção que viria com o comunismo.
Assim, o socialismo é configurado como a necessária fase prévia ao comunismo, aonde já não seria necessário o Estado. O objetivo é uma sociedade de iguais, sem classes sociais, onde os trabalhadores possuam os meios de produção, uma vez que eles consigam se organizar e ir além da fase do socialismo. Enquanto isso, o Estado vai cuidar de igualdade social.
O socialismo empurrou as demandas sociais do século XIX, e a sindicalização dos trabalhadores para lutar por seus direitos, abusados ferozmente desde a Revolução Industrial, que explorou os trabalhadores agrícolas sem remuneração de qualquer espécie, pelos donos dos empórios fabris. Não é por acaso que a Revolução Industrial começou na Inglaterra e também socialismo.
Sua primeira corrente era um socialismo utópico, logo apareceu Karl Marx, com sua proposta de socialismo científico. No século XX foi o auge do socialismo, liderado pela URSS (União das Repúblicas Socialistas Soviéticas) se opondo, especialmente durante a Guerra Fria, ao bloco capitalista, cujo líder era os EUA. Mas eles não veriam o fim do século, como URSS, porque o país se desintegrou na sua última década.
A democracia social dos Estados contemporâneos tendem hoje em dia a tentar eliminar o enorme espaço e polaridade entre ricos e pobres, através da redistribuição da riqueza, sem eliminar a propriedade privada. Por exemplo, a imposição de maior tributação dos ricos para apoiar as demandas sociais de educação, saúde, segurança e justiça dos pobres.

>> Próximo - Que Conceito >>