Conceito » Sobrevivência

Conceito de Sobrevivência




SobrevivenciaA palavra sobrevivência é utilizada para indicar a capacidade de sobreviver que pode possuir qualquer ser vivo. Na maioria dos casos, entretanto, se recorre a ela para referir-se a situações específicas nas quais a possibilidade de continuar vivendo se vê ameaçada por diferentes perigos e agentes tanto externos como internos. A sobrevivência é um dos elementos mais característicos dos seres vivos e tem a ver com a ânsia que todos possuímos para seguir vivendo e esquivar todas aquelas situações ou circunstâncias que podem afetar nossa vida.

A sobrevivência é uma das capacidades que qualquer ser vivo possui na hora de superar as circunstâncias específicas que possam ameaçar sua vida. Em todos os casos, o instinto de sobrevivência é dado de forma espontânea e imediato para apaziguar as situações de perigo iminente. Estes instintos podem ser representados por vários tipos de ações que não são normalmente seguidos (como conseguir um determinado tipo de alimento, consumi-los de outra forma, proteger-se com elementos ou em espaços diferentes, etc.), e é aí onde a sobrevivência coloca o ser vivo em situações excepcionais.

Entretanto, no caso dos humanos, a sobrevivência também pode acontecer de modo voluntário e planejado. Isto acontece quando as pessoas decidem colocar seu corpo e mente para tentar diferentes tipos de situações caracterizadas por tirá-las da rotina ou das formas típicas da vida.

No caso do ser humano, a sobrevivência está relacionada com voltar àqueles espaços que não são tão comuns, em que a natureza em seu estado mais selvagem é quem reina e em que as facilidades tecnológicas e de habitação não são mais conseguidas. Obviamente, para enfrentar tais circunstâncias, você deve sempre ter um treinamento e preparação prévia.

>> Próximo - Que Conceito >>


Este artigo vale a pena? Por favor nos ajude a divulga-lo curtindo ou compartilhando :)