Conceito de Sobrenatural

SobrenaturalDizemos que algo é sobrenatural quando os limites da natureza são excedidos. Meu irmão tem uma força que é realmente sobrenatural. O termo também é aplicado para referir-se àquilo que não pertence ao mundo terrestre. Tive uma experiência sobrenatural que não sei como descrevê-la.

E quando algo é extraordinário ou incomum também classificamos como sobrenatural. Sua aparência é algo sobrenatural.
Vale ressaltar, que o uso que damos na maioria das vezes ao termo na linguagem comum consiste em definir o que é que está acima ou além do que é entendido como natural, então, acredita-se que existe algo fora das leis da natureza e do universo observável.

Como consequência que a ciência limita suas explicações aos fenômenos que apresentam uma causa natural, não considerando as questões sobrenaturais porque não podem ser investigadas de maneira experimental; os temas sobrenaturais são geralmente vinculados a conceitos como oculto ou paranormal. Os milagres religiosos, a magia (não os truques), o contato com a vida após a morte, assim como ideias como reencarnação, as possessões demoníacas, profecias, aquelas entidades sobrenaturais (vampiros, lobisomem, fantasmas), os feitiços, as maldições e até as adivinhações, entre outros, são alguns dos fenômenos que se enquadram dentro do conceito sobrenatural.

Entretanto, as características que destacam este tipo de fenômeno é a singularidade, a anomalia e a falta de controle que apresentam. É praticamente improvável que alguns dos fenômenos mencionados possam ser reproduzidos para poderem ser estudados pela ciência.

Embora os fenômenos paranormais costumem ser agrupados com uma subcategoria dentro dos fenômenos sobrenaturais, vale destacar, que o sobrenatural não é o mesmo que o paranormal. Os fenômenos paranormais são inerentes à natureza, embora estejam fora das normas por sua singularidade e não possam ser explicados nos concretos termos propostos pela ciência, mas que pode ser aplicado a um estudo mais formal e inclusive dar lugar às teorias.

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Sobrenatural. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/sobrenatural >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Sobrenatural