Conceito de Sobreatuar

Existem profissionais que trabalham como atores ou atrizes, são profissionais que têm o dom de introduzir o papel de um personagem e dar vida a essa figura. Um dos pilares de um bom ator é a naturalidade.

É através desta naturalidade que faz um ator de verdade e mostra realmente como ele é. Já, pelo contrário, qual é a principal característica de um mau ator?

O mau ator

A sobreatuação, ou seja, o excesso de artificialidade em um diálogo ou gesto. Trata-se de atuar de forma exagerada, onde um ator parece fingir mais do que transmitir a veracidade do seu papel. Quando um ator sobreatua se nota facilmente seu incômodo como personagem. Os críticos de cinema costumam julgar de modo negativo o trabalho de um ator em caso de considerá-lo estar sobreatuando, de não passar confiança em seu papel.

Um ator que atua desta forma não transmite verossimilhança, sendo assim, não causa empatia ao espectador que se distancia diante da pouca credibilidade de suas palavras e dos seus gestos. A falta de sobreatuação é muito importante para ganhar solidez profissional e afiançar um nome próprio.

Estudar e praticar para melhorar

Para frear a sobreatuação é imprescindível ter talento natural de interpretação como também ser formado em Artes Cênicas, uma vez que ter apenas talento não basta. É muito importante estudar para colocar em prática as provas e receber correções adequadas de um profissional. O trabalho de um ator é comunicar, assim, quando existe sobreatuação significa que falta expressão.

Sobreatuar no contexto coloquial

O termo sobreatuação se refere ao modo de trabalhar de um ator, como também ao seu comportamento exagerado demonstrado em suas atitudes e gestos. A sobreatuação está relacionada à hipocrisia de uma mentira e de sua artificialidade.

Por isso, a sobreatuação também causa desconfiança por parte daqueles que observam certos tipos de atitudes estranhas. Entretanto, vale ressaltar que uma pessoa pode agir de forma sobreatuada sem mesmo perceber. Isto é, não é positivo julgar as pessoas através da aparência.

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Sobreatuar