Conceito de Sistema Respiratório

Sistema-RespiratorioO conceito de sistema respiratório é aquele normalmente utilizado para referir-se ao sistema orgânico em que os diferentes animais respiram, trocam oxigênio e dióxido de carbono com o meio ambiente, podendo assim, sobreviver no espaço dado. No caso do ser humano, os principais órgãos e mais importantes do sistema respiratório são os pulmões que estão dentro da caixa torácica e que são responsáveis de realizar a troca de gases, purificando alguns e descartando aqueles que não são apropriados para a subsistência. Além disso, o sistema respiratório possui um complexo sistema de tubos e brônquios que estão em todo organismo.

As duas vias pelas quais os seres humanos podem respirar são, em primeiro lugar, o sistema respiratório e, em segundo lugar, os poros da pele. Se uma pessoa tem uma grande parte da sua pele infectada, terá mais possibilidades de sua respiração complicar-se. Entretanto, a maior percentagem de troca de gás ocorre naturalmente através das conexões que existem no sistema respiratório.

Estas conexões começam nas vias nasais localizados no nariz, que permitem a entrada e saída de ar. Depois segue na faringe, laringe e epiglote: enquanto a faringe e a laringe são dois tubos musculares que guiam o ar para dentro, a epiglote é a que impede que esse ar se desvie no organismo. A traqueia, por sua vez, é uma seção mais interna do sistema que está na base do pescoço e depois das cordas vocais.

Quase imediatamente depois da traqueia estão os brônquios e, em seguida, os pulmões que ocupam quase todo o peito e que é o espaço onde se purifica o ar recebido de fora para poder ser utilizado de forma adequada pelo organismo. Na base dos pulmões encontramos o diafragma, um músculo que se estende e contrai favorecendo a respiração e separando o sistema respiratório do digestivo.

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Sistema Respiratório. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/sistema-respiratorio >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Sistema Respiratório