Conceito » Sistema Nervoso

Conceito de Sistema Nervoso




Sistema-NervosoO nome sistema nervoso é aquele que se dá ao sistema que os animais têm para organizar e dirigir as funções do restante dos órgãos que compõem o organismo. É por isso que o sistema nervoso é um dos mais importantes, pois se o mesmo entra em complicações, o organismo perde facilmente a habilidade não só para realizar ações de movimento, mas também para realizar todo tipo de ações naturais comandadas pelo cérebro. A unidade básica de todo sistema nervoso são os neurônios, células que operam conjuntamente e que contam com uma carga elétrica, podendo através dela, enviar sinais e estímulos nervosos ao resto do organismo. Quando falamos de sistema nervoso central nos referimos ao sistema nervoso do ser humano, diferente do resto dos animais.

O sistema nervoso do ser humano tem como ponto de partida ou órgão de maior importância para o cérebro. Este órgão está localizado no interior do crânio e a sua principal função consiste em organizar os estímulos de todo o organismo e dirigir as ações ao resto dos órgãos ou partes que compõem o corpo do ser humano. Além disso, no interior do crânio também são localizados, conectados ao cérebro, os órgãos conhecidos como telencéfalo, diencéfalo, mesencéfalo, a protuberância e o bulbo raquidiano. Os dois primeiros e o cérebro são aqueles que compõem o grupo conhecido como encéfalo.

Imediatamente após o bulbo começa a medula espinal que percorre toda parte traseira e que se localiza entre as vértebras. A medula espinal é dividida em cervical (na altura do pescoço), torácica (na altura do tórax), lombar e sacral (ambas na parte inferior das costas). Finalmente, outro órgão importante que faz parte do sistema nervoso é o cerebelo, que se encontra abaixo do cérebro, na parte posterior, sem formar parte do encéfalo.

A importância do sistema nervoso encontra-se em todos os tipos de animais, pois este sistema está encarregado de dirigir e organizar todas as ações que vão desde os simples movimentos até o desenvolvimento da linguagem, da memória, dos pensamentos racionais e do conhecimento (no caso do ser humano). Possíveis doenças e lesões ao sistema nervoso podem significar alterações severas na qualidade de vida da pessoa, pois geralmente podem tratar da perda do movimento parcial ou total, caso seja lesionada a medula ou doenças degenerativas que podem afetar o conhecimento e a expressão.

>> Próximo - Que Conceito >>


Este artigo vale a pena? Por favor nos ajude a divulga-lo curtindo ou compartilhando :)