Conceito de Sistema Imunológico

Sistema-ImunologicoO sistema imunológico é o sistema de defesa do corpo, a palavra imune vem do latim e significa “livre de”. O sistema imune tem a função de manter o organismo livre de agentes patógenos externos e internos capazes de produzir alterações ou doenças. Contudo, tanto a palavra imunológico como imune vem do latim e do grego e pertencem ao quadro geral de saúde.

Para que este sistema funcione é preciso que todas as membranas celulares emitam sinais químicos. Em cada uma das células do corpo há uma substância proteica (uma identificação) que é reconhecida pelo sistema imune. Qualquer célula, microrganismo, vírus, bactéria, parasita ou fungo que apresente essa identificação reconhecida como estranha passa a ser um antígeno. Este antígeno é altamente perigoso e capaz de dar uma resposta imunológica para eliminá-lo.

Todo agente externo que entra no organismo constitui um antígeno, inclusive órgãos proveniente de doadores, embora não sejam agentes infectados, são estranhos e o sistema imune os identifica como agentes nocivos ocasionando a rejeição do transplante. Isto também ocorre com as células tumorais, pois elas sofrem mutações que as tornam irreconhecíveis pelo sistema imune.

Nas doenças autoimunes, como a artrite reumatoide, tireoide, lúpus, entre outras, o sistema imunológico por razões desconhecidas reconhece algumas células do nosso corpo como nocivas e automaticamente se inicia uma resposta imune que leva a sua destruição causada pela manifestação destas doenças. O fator reumatoide, que é um teste de laboratório solicitado para descartar a presença de artrite, é um autoanticorpo.

O sistema imunológico é diferente dos demais sistemas do nosso corpo. Ele se encontra no grupo dos órgãos denominados linfoides que abrangem os gânglios linfáticos e tecidos linfáticos localizados nas amígdalas, adenoides e apêndice. Suas células têm a capacidade de movimentar-se por todo o organismo através do sistema circulatório.

Quando as funções do sistema imunológico não funcionam de forma eficaz ocorre uma imunodeficiência. Neste estado patológico há uma maior predisposição de infecções ocasionada por vários fatores. Atualmente, o mais conhecido é o Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV) capaz de afetar as células mais importantes desse sistema, os linfócitos. Eles são os únicos capazes de ativar a resposta imune especifica.

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Sistema Imunológico. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/sistema-imunologico >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Sistema Imunológico