Conceito de Sistema Endócrino

Sistema-EndocrinoO sistema endócrino está formado por um grupo de glândulas que tem como função produzir e liberar hormônios. Trata-se de um grupo de substâncias que atuam como mensageiros que realizam funções de regulagem das atividades que normalmente ocorrem no organismo.

As glândulas são capazes de responder aos estímulos de outras glândulas, do sistema nervoso e do próprio ambiente através dos efeitos sobre as funções de diversos órgãos e do metabolismo, com o fim de manter a homeostase ou o estado de equilíbrio e harmonia do corpo.

Glândulas que formam o sistema endócrino

Existe uma grande quantidade de glândulas neste sistema, tais como:

- Hipotálamo

É uma estrutura localizada no cérebro, no entanto, do ponto de vista do seu funcionamento é considerado parte do sistema endócrino, pois regula a maior parte dos processos realizados no organismo através da produção de fatores liberadores.

- Hipófise

É também conhecida como pituitária, localiza-se dentro do crânio sobre a proeminência óssea conhecida como sela túrcica, glândula que libera uma série de fatores que são necessários para regular a função das demais glândulas do sistema endócrino.

- Tiroide

A tiroide produz os chamados hormônios tireoidianos que estão extremamente relacionados com o metabolismo. Quando esta glândula diminui sua função ocorre o hipotireoidismo, já quando aumenta ocorre o hipertireoidismo.

- Paratireoide

Esta glândula produz a parathormona, que tem a função de regular os níveis de cálcio no organismo.

- Pâncreas

As ilhotas pancreáticas produzem um dos hormônios mais importantes: a insulina, substância necessária para realizar o metabolismo da glicose, sua carência produz a doença conhecida como diabete.

- Suprarrenais

As glândulas suprarrenais produzem vários hormônios dos quais o cortisol é o mais importante, uma vez que este prepara o organismo para o estresse. Esta glândula produz também hormônios relacionados com a pressão arterial, assim como os hormônios sexuais masculinos.

- Gônadas

As gônadas estão encarregadas de produzir os hormônios sexuais. Correspondem aos ovários da mulher que produzem os estrógenos e a progesterona, assim como os testículos dos homens que produzem a testosterona. Estes hormônios são responsáveis pelo aparecimento e desenvolvimento dos caracteres sexuais secundários, assim como da função sexual e da capacidade de reprodução.

Os hormônios também se produzem em alguns órgãos

Muitos órgãos do corpo são capazes de realizar funções que lhes são próprias, ao mesmo tempo liberam hormônios relacionados a funções específicas, como é o caso do coração que produz o hormônio natriurético atrial que interage com os processos de regulagem do volume sanguíneo; o rim encarregado de produzir a renina que é necessária para regular a pressão arterial e a eritropoietina que interage no estímulo da produção dos glóbulos vermelhos da medula óssea; o fígado que libera o fator de crescimento similar à insulina e o tecido adiposo que produz a leptina.

Foto: iStock, 7activestudio

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Sistema Endócrino. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/sistema-endocrino >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Sistema Endócrino