Conceito » Sistema econômico

Conceito de Sistema econômico




Sistema-economicoO conceito de sistema econômico é, sem dúvidas, de grande complexidade e interesse para o ser humano. Entendemos, em termos gerais, que o sistema econômico é aquele sistema implantado para regular as diferentes atividades econômicas, assim como seu comércio resulta da compra e venda dos produtos gerados pelo ser humano ou obtidos pela natureza. O sistema econômico, portanto, não se limita exclusivamente com questões econômicas ou comerciais, mas em muitos sentidos transcende essas fronteiras para incluir também conceitos sociais, políticos e culturais.

A noção de sistema econômico existe desde que apareceram as primeiras sociedades e comunidades humanas. Isto ocorre, pois o ser humano é o único ser vivo que conseguiu uma organização ou sistematização produtiva com fins de subsistência a curto e longo prazo. A diversificação de trabalho (isto é, o fato de que cada indivíduo se dedicasse a uma atividade produtiva específica), somada à noção de intercâmbio dessas produções entre diferentes regiões surge com as primeiras formas humanas de sociedade e que evoluíram com o tempo.

O sistema econômico é uma das estruturas mais fortes que existem nas sociedades humanas. Isto é visível nos sistemas econômicos de longa duração, como o feudalismo ou, atualmente, o capitalismo demonstra na história.

A versão mais atual do sistema econômico é a que foi imposta progressivamente no Ocidente desde o século XV para em seguida, estender-se a fins do século XIX em todo o mundo: o capitalismo. Este sistema econômico é baseado na produção de renda ou riquezas, em outras palavras, capitais. Assim, para o capitalismo se estabelece uma hierarquia clara que significa que, quem tem mais capitais tem mais poder, não só economicamente, mas também socialmente, politicamente e culturalmente. O capitalismo é baseado em um forte consumismo que significa que a vida só tem sentido através do consumo de bens e serviços entendidos como fundamentais. Este consumo constante gera uma grande disparidade entre os que têm os meios e aqueles que não têm e, portanto, ficam fora do sistema.

A teoria marxista assumiu uma forte crítica deste sistema econômico devido a essa situação de desigualdade gerada. Para Marx, o sistema econômico conhecido como comunismo seria superado, pois envolvia a abertura de propriedades, serviços e recursos naturais de maneira igual a todos os homens, o desaparecimento da propriedade privada e a destruição da noção de trabalho como método explorador.

>> Próximo - Que Conceito >>


Este artigo vale a pena? Por favor nos ajude a divulga-lo curtindo ou compartilhando :)