Conceito de Sistema de ar condicionado

Sistema-ar-condicionadoO avanço da tecnologia proporcionou muitos benefícios à humanidade, por sua vez, um dos mais cativantes e que causou um impacto direto no conforto e na qualidade de vida das pessoas foi o sistema de ar condicionado.

Hoje em dia, a grande maioria das pessoas não sofre mais com as ondas de calor ou frio por causa do sistema de ar condicionado (quente / frio) mais acessível e o mais importante: de fácil instalação em casa, no escritório, no estabelecimento comercial, entre outros.

Embora este conceito esteja associado à refrigeração, devemos indicar que é importante para a calefação do ambiente e também para a redução das condições de umidade ambiental em vigência.

Basicamente o ar condicionado é um aparelho que através de sua programação permite regular a temperatura de um espaço, seja aquecendo ou refrigerando, conforme as necessidades. Inclusive, a maioria dos equipamentos permite regularizar outras questões como a umidade ambiental e a renovação do ar através da função da ventilação.

Assim, o sistema de ar condicionado durante o verão não deixará o ambiente frio como também vai eliminar a umidade, enquanto que no inverno vai aquecer o ambiente e trazer mais umidade.

Enfim, tanto em condições climáticas frias como calorosas, o ar também pode ser utilizado para ventilar, filtrar e fazer circular o ar do ambiente.

Entre os modelos mais encontrados hoje em dia estão os de janela e os chamados split ou de parede. Mesmo assim, vale destacar, que os segundos são mais preferidos que os primeiros pelo fato de serem hipersilenciosos, cosumirem menos eletricidade e de fácil instalação (não precisa quebrar a parede).

Uma das principais desvantagens desses equipamentos é que consomem muita energia elétrica, com isso, obviamente, aumentam o consumo de luz especialmente nessas épocas de muito calor ou frio.

Como mencionado anteriormente, os modelos destes equipamentos se preocupam com a proposta de economizar energia o máximo possível, assim, existem alguns aparelhos que apresentam a função chamada funcionamento econômico.

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Sistema de ar condicionado. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/sistema-de-ar-condicionado >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Sistema de ar condicionado