Conceito » Sistema Circulatório

Conceito de Sistema Circulatório




Sistema-CirculatorioO sistema circulatório é um dos tipos de sistemas que são encontrados em todos os animais e que tem a ver com a distribuição de sangue por todo o organismo para o seu bom funcionamento. O sangue é o principal elemento do sistema circulatório e é assim chamado porque justamente faz o sangue circular por todo o corpo.

O sistema circulatório tem como principal órgão e mais importante o coração, embora não possa estabelecer um nível de importância dos diversos sistemas que compõem o organismo por serem todos igualmente importantes, podemos dizer que as complicações do sistema circulatório podem ser as mais graves ou perigosas, além de poder produzir acidentes fatais com muito mais frequência. O sistema circulatório faz com que o sangue seja distribuído por todo o corpo a partir de vários elementos. O mais importante é o coração, o centro a partir de onde sai e para onde chega o sangue. Em seguida, o coração funciona em conjunto com outros elementos, tais como as artérias, as veias e os capilares, todos elementos que estão ligados uns aos outros e formam um circuito de circulação.

Este circuito de circulação é sempre igual e ocorre de maneira permanente e constante no organismo, o que significa que se deixar de bombear o sangue a partir do coração, o indivíduo sofre risco de morte claramente. A circulação começa no coração, mais especificamente na câmara conhecida como ventrículo esquerdo, de onde o sangue sai carregado de oxigênio para uma das artérias principais: a aorta. O mesmo processo, mas inverso, ocorre quando o sangue é escasso em oxigênio, a partir do ventrículo direito do coração. As duas aurículas são as câmaras inferiores do coração, menores e depósitos de sangue que partem dos ventrículos eventualmente, enquanto a aurícula direita recebe sangue com muito oxigênio, a aurícula esquerda recebe sangue do ventrículo direito, aquela com pouco oxigênio.

>> Próximo - Que Conceito >>