Conceito de Sistema

SistemaSistema é um conjunto de elementos que interacionam. A interação entre os elementos é considerada de muita importância, por tanto é vital para que um conjunto de elementos possa ser considerado um sistema, pois um conjunto de elementos sem interação entre eles, de nenhuma maneira pode ser considerado como um sistema. Um sistema, em síntese, nada mais é que a soma simples de duas partes.
Um sistema está dotado de metas para conseguir um objetivo. Além da interação dos elementos devem ter um objetivo, sendo compartilhado ou não.
Os sistemas também estão dotados de entradas e de saídas. Os sistemas tomam entradas, as processam e assim geram uma ou mais saídas.

Um sistema é um conjunto de partes ou elementos organizados e relacionados entre si. Os sistemas recebem entrada de dados, de energia ou material do ambiente e provém a saída, que é a informação, a energia ou matéria.

Podemos classificar um sistema como físico (uma televisão, um computado, um ser humano) ou também pode ser abstrato como, por exemplo, um programa de computador. Cada sistema existe dentro de outro maior e com isso pode estar formado por o que se denomina um subsistema e partes, e ao mesmo tempo ser parte de um supersistema.

Um sistema têm limites que o diferencia do ambiente. Este limite, ou fronteira, pode ser físico (uma gabinete de um computador) ou pode ser conceitual. Se existe algum intercâmbio entre o sistema e o ambiente através deste limite, o sistema é considerado como aberto e, se ocorre justamente o contrário, o sistema é considerado fechado.

O ambiente é o meio externo que envolve de forma física ou conceitual a um sistema. O sistema tem interação com o ambiente, do qual recebe entradas (dados) e ao qual devolvem como saída. O ambiente também pode ser considerado como uma ameaça para o sistema.

É muito importante saber que um grupo de elementos não pode constituir um sistema se não existe algum tipo de relação ou de interação entre eles.

Aqui também se pode perfeitamente fazer menção a um conceito de sistema: sistema informático. Esse tipo de sistema é bastante comum nos dias de hoje. É um tipo de sistema que são denominados como hardware, software e suporte humano que são partes integrantes de uma organização. Nesse tipo de sistema são incluídos os computadores programados com sistemas informáticos para processar dados.

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Sistema. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/sistema >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Sistema