Conceito de Sismo

SismoPodemos descrever o sismo, também conhecido como terremoto, como um fenômeno que ocorre a partir do movimento das placas terrestres e produz danos com intensidade variada em áreas habitadas pelos seres humanos, uma vez que sempre envolvem alguma destruição. O nome sismo vem da ideia de que o movimento produzido acontece por ondas sísmicas. Quando as placas tectônicas, aquelas que estão localizados nos continentes e tem um incrível poder de força se movem, a superfície terrestre fica alterada causando terremotos. Isso também é visível em espaços aquáticos, cujo caso em que falamos de tsunamis ou tsunami.

Os seres humanos conseguiram estabelecer um sistema de monitoramento dos movimentos sísmicos que utiliza o sismógrafo. Este dispositivo tem dois tipos de escalas: a escala Richter que atinge o nível 7 e que mede a magnitude do terremoto, e a escala de Mercalli que mede a intensidade do tremor. Estas escalas permitem saber que os movimentos tectônicos ou sismos ocorrem de maneira permanente na superfície, mas a maioria deles é imperceptível. Os terremotos abruptos e violentos são os que causam maiores danos, pois não só provocam rachaduras na terra, mas que podem causar deslizamentos de terra e outros fenômenos naturais mais graves.

Obviamente, o mais afetado pelos diferentes tipos de terremotos tem sido sempre o homem. Isso tem a ver com a ideia de que a sociedade humana pode perder tudo em um instante, desde aldeias até as grandes cidades que foram destruídas por vários terremotos que acabam com quase toda construção criado pelo ser humano.

Os sismos podem variar em termos de origem ou causa. Enquanto alguns são causados por movimentos da esquerda para a direita das placas, outros podem ser causados por altos e baixos nas superfícies afetadas, no caso em que a destruição pode ser visivelmente superior. As áreas do planeta com maior facilidade de sofrer terremotos são aquelas que ligam duas ou mais placas tectônicas: todo o oeste do continente americano, o sudeste asiático, Japão e o Caribe.

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Sismo. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/sismo >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Sismo