Conceito de Sinusite

SinusiteA sinusite se refere a uma inflamação da membrana mucosa que reveste os seios da face, região do crânio formada por cavidades ósseas ao redor do nariz, maçãs do rosto e olhos. Comunica-se com o nariz através de orifícios chamados meatos.

A sinusite é uma doença infecciosa que pode afetar tanto os adultos como as crianças e se apresenta no contexto de uma infecção respiratória como uma renite ou resfriado comum após quadros alérgicos nasais. Ela se origina quando a inflamação da mucosa se torna mais grossa e obstrui os meatos que acumulam líquido no seio paranasal. Tudo isso causa uma sensação de obstrução, pressão e dor características desta doença.

A principal causa da sinusite são as infecções virais que costumam durar em média uma semana, mas que se resolvem espontaneamente. Em alguns casos, ocorre a invasão das mucosas por alguma bactéria que torna os sintomas mais intensos, provocando febre e uma secreção nasal amarela ou esverdeada.

Diante da presença destes sintomas é necessário ir ao médico para ter o diagnóstico preciso e iniciar o tratamento específico para esta doença. Entretanto, existem algumas medidas que podem ser implantadas dentro de casa e que podem ajudar muito:

1. Procure dormir em posição semi-sentado (45graus) ou sobre o lado que não está obstruído; isto ajuda a facilitar a drenagem das secreções dos seios paranasais.

2. Umedeça o ambiente; para isso pode usar vaporizadores ou inalar o vapor de uma panela com água quente ou até mesmo do chuveiro elétrico. Adicionar folhas de eucalipto na água também ajuda no processo.

3. Faça lavagens nasais com solução salina; existem vários tipos no mercado de solução fisiológica em spray nasal, ou então você mesmo pode preparar esta solução com água fervida em temperatura ambiente com um pouquinho de sal.

4. Aplique calor úmido sobre o rosto; para isso pode usar um pano molhado com água morna ou quente em uma temperatura tolerável.

5. Ingira grande quantidade de líquido para ajudar a fluidificar as secreções.

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Sinusite. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/sinusite >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Sinusite