Conceito de Sintonia

SintoniaO termo sintonia apresenta significados diferentes: no campo das relações humanas, na comunicação de sistemas e no campo musical.

Fala-se de sintonia entre duas ou mais pessoas quando entre as mesmas existe um bom relacionamento ou apresentam algum tipo de coincidência. Assim, um chefe e seu subordinado apresentam boa sintonia caso sua relação de trabalho seja harmônica e haja bom entendimento entre ambos. Isso faz com que eles entrem em acordo com facilidade e sua forma de agir seja compatível; quando isso não ocorre, falamos de incompatibilidade.

Sintonizador nos meios de comunicação

No contexto dos sistemas de comunicação, fala-se de sintonia quando é ativado um sintonizador. Por exemplo, um receptor de rádio que faz parte de um sistema de áudio que se conecta a um amplificador. Os sintonizadores são usados para visualizar os canais de televisão e permitem que um sistema analógico se adapte a outro tipo de sinal, por exemplo, o TDT. Desta forma, dois sistemas diferentes se tornam compatíveis devido à sintonia entre eles.

A sintonia do ponto de vista musical é a representação sonora que faz parte da introdução de um programa de radio ou televisão. Trata-se de um breve fragmento musical, normalmente de poucos segundos de duração, que tem como objetivo anunciar o programa. Desta forma, é possível chamar a atenção do telespectador ou do ouvinte.

Sintonia musical como estratégia de comunicação

Os especialistas em comunicação de rádio ou televisão atribuem grande importância à sintonia de um programa. Pode-se dizer que este elemento musical faz parte da sua marca, sendo uma de suas principais características.

Cada programa tem uma modalidade de conteúdos e um ritmo determinado, assim a sintonia deve estar conectada com estes elementos básicos. Imagine um programa de televisão dedicado ao mistério. Neste caso, a sintonia deve comunicar através do som a ideia de mistério. Consequentemente, a sintonia deve sugerir o conteúdo.

3 tipos de sintonias

Em termos técnicos, a sintonia de um programa pode ser de três tipos: como cortina (fragmento que separa os diferentes conteúdos), como burst (o fragmento é especialmente breve e intenso) ou o golpe musical (mais breve e normalmente com um tom ascendente). Em qualquer dessas modalidades, a sintonia está envolvida na dinâmica de um programa e sua principal função é dar ritmo e vivacidade.

Foto: iStock . hadynyah

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Sintonia. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/sintonia >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Sintonia