Conceito de Sinopse

SinopseEntendemos por sinopse o resumo argumentativo de uma obra escrita, de um filme ou de uma narração. A sinopse é sempre uma versão abreviada do argumento central de uma obra em questão e seu objetivo principal é permitir ao futuro leitor o acesso a algumas ideias gerais sobre o texto de modo a conscientizá-lo sobre o tema a ser lido.

Na sinopse podem apresentar-se diferentes elementos, além de um resumo argumentativo. Também pode indicar alguma característica dos personagens (se existir) como também as razões pela quais o autor realizou determinada obra. A sinopse pode, além disso, aplicar-se a documentos e relatórios de não ficção, assim como a filmes e a outras criações multimídias.

A sinopse é sempre importante como elemento prévio à leitura de uma obra escrita ou a visualização de um filme ou elemento multimídia. Seu principal objetivo é apresentar de modo abreviado as principais características da obra em questão a fim de colocar o público ciente do que será desenvolvido. Dependendo da obra que será realizado o resumo, o caráter da sinopse poderá variar em termos de designers e diagramação (pode ser apresentada em forma de texto ou em forma de pontos, itens ou ideias principais) assim como em termos de conteúdo e alcance do resumo.

Uma sinopse em geral, não inclui uma visão crítica (nem positiva nem negativa) sobre a obra, pois seu quase exclusivo objetivo é apresentá-la de maneira a informar e familiarizar o espectador ou leitor. Em alguns casos, pode apresentar alguns elementos subjetivos de acordo com a postura de quem realiza, mas não é normal, pois não está sendo falado de uma crítica e sim de uma parte informativa simples e acessível.

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Sinopse. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/sinopse >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Sinopse