Conceito de Sinistro

SinistroA palavra sinistro apresenta três usos muito comuns e utilizados. O primeiro uso do termo sinistro se refere a uma pessoa ou todo aquele que apresenta uma propensão para o perverso, mal intencionado, ruim, trágico. Um exemplo neste sentido: o sinistro chefe da quadrilha ordenou aos seus comandados que ataquem indiscriminadamente a zona e fuzilem a todos os inimigos que estiverem no caminho.

No segundo uso, agora na área de Direito, mais especificamente nos Seguros, será chamado de sinistro aquele dano ou acidente plausível de ser indenizado por uma seguradora. É uma questão usada em quase todos os contratos de seguro e contempla então, uma avaria grave, uma séria destruição, ou na sua falta, alguma perda importante que sofra alguma pessoa ou órgão como consequência de um acidente ou catástrofe natural, e que então, por estarem as mesmas contidas em um contrato de seguro, a seguradora o indenizará ou responderá pelo conserto de qualquer quebra.
Neste caso, o sinistro pode ser desde o choque entre dois veículos até a destruição total de uma casa após um furacão.

Assim, uma vez ocorrido o fato, as seguradas têm a obrigação de pagar uma indemnização às partes afetadas, desde que esteja estipulado no contrato prontamente.

Vinculada a esta referência aparece o conceito de sinistro total ou perda total, que diz que este tipo é a perda ou destruição total de uma propriedade após um acidente, ou seja, que a reparação do dano é impossível tanto financeiramente como tecnicamente.

E o último dos usos tem a ver com o emprego do termo para referir à mão esquerda ou ao local que fica à esquerda de algo.

E deste último uso da palavra é que deriva a conotação negativa que muitas vezes é dada a ela, porque como o direito é vinculado ao correto e justo, o que pertence à esquerda ou esquerdo está associado ao oposto, o mau, negativo, errado; por isso que o termo é usado, como mencionado anteriormente, para referir-se à má conduta de algo ou alguém.

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Sinistro. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/sinistro >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Sinistro