Conceito de Singularidade

SingularidadeA palavra está relacionada com o termo singular que se refere a algo que existe num número único, não plural. A singularidade pode ser descrita então como a qualidade que uma pessoa ou ser vivo pode possuir para diferenciar-se do restante de seus semelhantes. Por exemplo, podemos falar de singularidade de uma planta que apresenta um tipo de característica diferente do restante de seu tipo, ou de um animal que, por exemplo, em vez de ter uma cor de pele, apresenta uma tonalidade diferente. No caso do ser humano, o conceito de singularidade é muito mais complexo, uma vez que pode ser atribuído às características físicas, bem como aos traços da personalidade e aí o limite é muito subjetivo e difícil de estabelecer.

Como dissemos, a singularidade pode apresentar-se nos seres humanos em termos de suas características físicas ou naturais. Assim podemos dizer que é singular ou exclusivo que uma pessoa de descendência africana tenha cabelos de cor clara, como também pode ser singular que uma pessoa que vive em um meio onde a população está propensa a obesidade, não seja. Todas estas características são relacionadas com o organismo e, mais especificamente, com o DNA, de modo que essa singularidade é muito mais mensurável ou ponderável em termos científicos, como também é mais fácil de explicar porque já existem certos padrões sobre cada etnia humana.

Entretanto, a complexidade do termo "singularidade" ocorre quando ele é aplicado aos elementos ou traços da personalidade. Neste sentido, costuma-se dizer que uma pessoa é singular ou tem a qualidade da singularidade ao distinguir-se dos outros, em aspectos como comportamento, ética, costumes, maneiras de falar, vestir, higiene, etc.

De muitas maneiras, a sociedade atual e global tendem anular fortemente as possíveis singularidades que cada indivíduo pode desenvolver. Assim, costumamos mostrar traços, comportamentos, pensamentos, tradições e formas de raciocínio semelhantes, inclusive vivendo a milhares de quilômetros de distância. Portanto, uma pessoa singular ou única poderia facilmente ser aquela pessoa que não se deixa levar pelas pessoas em comum, pelo que ditam as marcas, governos ou empresas, mas sim pelo o que eles realmente sentem e acreditam.

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Singularidade. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/singularidade >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Singularidade