Conceito de Singular

SingularA palavra singular pode ser usada em dois sentidos: quando se fala do número que os substantivos têm (isto é, quando se refere a um só e não a vários, cujo caso falamos do plural) e por outro lado quando se refere a um fenômeno, pessoa ou objeto particular, diferente dos demais e chamativo. Neste segundo caso também encontramos relação com a primeira, pois se estabelece que esse objeto ou fenômeno que se considera tão especial seja um só e não vários.

Todos os substantivos nas diversas linguagens existentes apresentam dois números possíveis como também gênero (masculino, feminino e neutro). O número faz com que o substantivo esteja colocado em um singular (isto é, um só) ou no plural (vários). Embora isto varie com cada idioma, geralmente na linguagem escrita e na oral sempre há maneiras de diferenciar os substantivos singulares dos plurais, por exemplo, no português a letra s costuma ser o elemento mais utilizado para falar de números plurais. Em outros idiomas se altera diretamente a palavra (como ocorre no idioma inglês quando se diz foot no singular e feet no plural), e em outros, sobretudo nos indo- europeus, a distinção entre singular e plural se estabelece a partir da repetição da palavra singular.

Quando utilizamos o termo singular como adjetivo qualificativo e não como número, nos referimos a uma característica que faz com que uma coisa, elemento, pessoa ou fenômeno seja diferente, chamativo e diferente do restante. Assim, podemos dizer que uma pessoa é singular quando ela é especial e não se refere ao seu número. O mesmo acontece, por exemplo, quando um evento natural é singular, quer dizer que não acontece com frequência, que ele chama a atenção.

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Singular. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/singular >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Singular