Conceito de Sinfônica

SinfonicaO adjetivo sinfônica ou sinfônico se refere a tudo que está relacionado à sinfonia. Esta que é uma composição do tipo musical realizada por um conjunto que forma uma orquestra. Na tradição musical, tanto orquestra sinfônica como orquestra filarmônica são termos sinônimos.

As orquestras sinfônicas estão formadas por volta de 100 músicos, os quais interpretam obras com uma diversidade de instrumentos. Esta tradição é de origem europeia e surgiu nas cortes francesa e britânica, no século XVIII, assim era conhecida como música de câmara.

Como regra geral, cada orquestra sinfônica tem uma distribuição de instrumentos determinada, na qual estes instrumentos obedecem a um critério sonoro. Há instrumentos que são fundamentais em uma orquestra e outros que tem um caráter auxiliar ou complementar.

Composição de uma orquestra sinfônica

A orquestra sinfônica mais comum está formada por quatro famílias de instrumentos, os quais se agrupam em diferentes classificações. Na classificação de corda se encontram os primeiros e segundos violinos, violões, violoncelos e contrabaixos. Estes instrumentos produzem sons através da vibração das cordas diante de três maneiras distintas: friccionando, pressionando e golpeando as cordas.

Na classificação de percussão, os instrumentos são golpeados ou agitados e podem ser afinados como também não afinados (os afinados são o xilofone e os atabaques, já os não afinados são os tambores, os bumbos, os pratos e os triângulos).

A classificação de instrumentos de sopro é denominada assim porque o som passa pelo ar por um tubo. Estes instrumentos podem ser de metal ou madeira, onde podemos encontrar a flauta transversa, o oboé, o clarinete, o fagote, o trompete, o trombone, a corneta e a tuba. Em certas ocasiões, a orquestra sinfônica incorpora uma quarta sessão com instrumentos adicionados pelo compositor da obra tais como piano, violão e saxofone.

O papel do diretor

O conjunto de músicos e seus respectivos instrumentos são dirigidos por um diretor, este que tem a função de dar entrada aos instrumentos, assim como manter o tempo da apresentação musical e coordenar o ritmo da obra. O diretor deve organizar todos esses elementos para que a peça musical tenha sua própria interpretação. Antigamente, o compositor era quem escolhia o diretor da orquestra em um concerto. Enfim, pode-se dizer que o diretor é a cabeça pensante de uma orquestra.

Foto: iStock - Sabine Hortebusch

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Sinfônica. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/sinfonica >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Sinfônica