Conceito de Sinestesia

SinestesiaO ser humano percebe a realidade exterior através dos sentidos que permitem captar importante informação sobre o meio. De forma lógica, uma pessoa pode observar as cores e odor de um perfume. Entretanto, também há contradições da linguagem que são possíveis como mostra a sinestesia. É que através do fenômeno psicológico conhecido como sinestesia, mostra a capacidade do ser humano em experimentar várias sensações perceptivas através de um mesmo estímulo.

Embora pareça paradoxo a sinestesia mostra, por exemplo, a possibilidade de uma pessoa em perceber determinado sabor ao observar uma cor especifica. A sinestesia mostra a percepção concreta sobre uma determinada realidade, entretanto, reflete uma percepção pouco frequente. Não é comum, por exemplo, cheirar um som ou escutar uma cor. A sinestesia é, em partes, resultado da subjetividade de um indivíduo que percebe a realidade a partir de um determinado filtro. Do ponto de vista da sinestesia, também é possível observar a música. Isto é, trata-se de compreender a complexidade das impressões. É um fenômeno pouco frequente nas pessoas.

Além do plano psicológico, vale destacar que a sinestesia é também um recurso estilístico que os escritores utilizam na literatura para transmitir uma emoção concreta ao leitor. A sinestesia é uma figura retórica que torna possível mesclar sensações de várias ordens (paladar, visão, audição, olfato e tato) para estabelecer associações entre si e produzir um efeito concreto ao leitor.

A sinestesia é um recurso literário que pode ser observado tanto na prosa como na poesia. Em continuidade, vamos mostrar vários exemplos de sinestesia: “amarga tristeza” (conceito amargo que se refere de forma habitual ao sentido do paladar), “silêncio cinzento” (o som não tem cor e o conceito cinzento costuma mostrar as realidades materiais).

Através deste recurso estilístico, é possível criar jogos originais de palavras que podem trazer mais riqueza a um texto graças à diversidade de aspectos sinestésicos em qualquer tipo de texto. Os recursos de estilo e as figuras literárias refletem a riqueza da linguagem que podem criar a arte. Todos aqueles que querem aprender a escrever melhor podem participar de cursos de escrita criativa e em oficinas de leitura. Mas o mais importante para escrever melhor é ler muito e ter como referência as obras dos grandes autores.

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Sinestesia