Conceito de Síndrome do Túnel do Carpo

Sindrome-Tunel-CarpoA síndrome do túnel do carpo é um transtorno ocasionado pela compressão do nervo mediano que passa pelo punho através do túnel do carpo. Trata-se de uma estrutura formada pelos ossos posteriores do carpo e pelo seu ligamento anular anterior.

Este é um canal estreito que normalmente passam várias estruturas como os tendões dos músculos flexores dos dedos, os vasos sanguíneos e o nervo mediano. Porém, em alguns casos, as estruturas ali localizadas aumentam de volume ocasionando a compressão deste último.

Seu surgimento está relacionado também com a adoção de certas posturas que sustentam o pulso ao trabalhar no computador, assim como quando se mantém o pulso flexionado por longo tempo.

Quais são os seus sintomas?

O nervo mediano determina a sensibilidade dos dedos polegar, índice, médio e a borda externa do dedo anular. Sua compressão ocasiona dor na mão e adormecimento dos dedos, muitas vezes, a dor surge como um choque ou descarga elétrica quando se encontra em determinada posição ou após certos esforços como pegar um objeto ou manusear uma ferramenta.

Quando a compressão é grave ou permanece por muito tempo atrofia os músculos da palma da mão, fazendo com que a mão adote a aparência das garras de um macaco, acompanhada pela perda de força, situação que afeta significativamente a capacidade de executar várias atividades diárias.

Tratamento da Síndrome do Túnel do Carpo

Em suas fases iniciais, este transtorno responde bem ao tratamento reabilitador que deve ser acompanhado de repouso relativo, imobilização com uma férula e uma série de mudanças no estilo de vida. Já nas fases mais avançadas, pode ser necessária realizar uma cirurgia para liberar um canal e diminuir a compressão deste nervo.

Este distúrbio é mais frequente em pessoas que sofrem de sobrepeso, diabete e hipotireoidismo, onde é necessário identificar e controlar estes fatores para evitar recaídas.

É possível prevenir este distúrbio

A síndrome do túnel do carpo pode ser prevenida caso se adote uma série de medidas que incluam:

- Evitar manter certas posturas por muito tempo;

- Fazer pausas ativas durante a jornada de trabalho a cada duas horas;

- Usar adequadamente o mouse e o teclado;

- Realizar de periodicamente o alongamento dos punhos em forma de flexão e extensão;

- Evitar o uso prolongado de dispositivos eletrônicos em jogos ou celulares;

- Empregar ferramentas assim que possível para evitar esforços desnecessários.

Foto: Pamela Moore I iStock

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Síndrome do Túnel do Carpo. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/sindrome-do-tunel-do-carpo >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Síndrome do Túnel do Carpo